Notícias
Publicado: 20/05/2025 | 06:27
STF marca audiência para debater legalidade das emendas Pix

Ações diretas de inconstitucionalidades, das quais o ministro Flávio Dino é relator, questionam a constitucionalidade dos dispositivos que tratam dessas emendas impositivas
Ações diretas de inconstitucionalidades, das quais o ministro Flávio Dino é relator, questionam a constitucionalidade dos dispositivos que tratam dessas emendas impositivas
por Iram Alfaia
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino determinou a realização de audiência pública, no dia 27 de junho, para debater a constitucionalidade das emendas parlamentares impositivas, as chamadas emendas PIX, e as de bancada.
Ações diretas de inconstitucionalidades, das quais o ministro é relator, questionam a legalidade dos dispositivos que tratam dessas emendas.
Numa das ações, o PSOL argumenta que a execução obrigatória delas reduz a discricionariedade do poder Executivo na gestão do orçamento e subverte a independência dos poderes.
Outras questionam dispositivos que disciplinam a alocação de recursos federais a estados, Distrito Federal e municípios por meio das emendas individuais ou emendas PIX.
Leia mais: Emendas PIX: MPF sugere ações criminais contra prefeitos de 361 municípios
“O tema das emendas parlamentares e sua impositividade reveste-se de inegável relevância do ponto de vista social, econômico e jurídico”, disse o ministro.
Para ele, há “pontos controvertidos” que precisam ser analisados como a obrigatoriedade das emendas parlamentares “individuais” e “de bancada” frente à separação dos poderes e ao sistema presidencialista.
Outro ponto seria o cumprimento dos princípios da eficiência, economicidade e do planejamento na alocação orçamentária por meio de emendas impositivas, analisando os resultados em obras, bens e serviços públicos.
Além disso, é preciso considerar a compatibilidade do montante e do crescimento das emendas impositivas com a Constituição e o atendimento das emendas parlamentares às regras de responsabilidade fiscal.
O ministro ressalta ainda que a audiência pública se concentrará somente nas controvérsias constitucionais e não debaterá denúncias, acusações de improbidade ou casos de desvios de recursos.
Em nota, o STF diz que os subsídios colhidos na audiência pública serão encaminhados à Procuradoria-Geral da República (PGR) e à Advocacia-Geral da União (AGU) para pronunciamento final antes do julgamento das ações no STF.
Fonte: Portal Vermelho
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB reforça mobilização nacional para garantir a implementação da Lei do Descongela em audiência pública na Câmara (5434 views • 05/08/2026)
02
CSPB denuncia sabotagem e tomará providências após retirada do PL 1893/2026 da pauta da Câmara (4473 views • 12/08/2026)
03
CSPB celebra vinculação do Sindsprev-RJ e amplia força na defesa dos serviços públicos (4461 views • 13/08/2026)
04
CSPB reforça articulação nacional em encontro do Instituto Servir Brasil para avançar negociação coletiva no serviço público (4441 views • 06/08/2026)
05
CSPB apoia ‘Observatório da Lei do Descongela’ e reforça parceria com a Deputada Luciene Cavalcante em defesa dos servidores públicos (4342 views • 06/08/2026)
06
CSPB une forças pelo fim da contribuição previdenciária de aposentados e reafirma apoio à ‘Carta de Brasília’ (4250 views • 14/08/2026)
07
SC: No II Encontro Jurídico da NCST-SC e Fetramesc, CSPB destaca Negociação Coletiva e atuação sindical (4248 views • 17/08/2026)
08
CSPB e Centrais Sindicais avançam no diálogo com o PL para destravar votação do PL 1893/2026 (4246 views • 20/08/2026)
09
Movimentos preparam o 30/8, Dia Nacional de Mobilização pelo Fim da Escala 6×1 (3964 views • 19/08/2026)
10