Notícias
Publicado: 10/11/2022 | 08:05
Fenafisco: Carta da Bahia - PLP 17 é retrocesso e blinda sonegadores

A Carta da Bahia diz que, sob o ‘manto’ do avanço e de um sistema fiscal mais moderno, o substitutivo mantém formulações que que prejudicam o bom contribuinte, favorecem e blindam os sonegadores, criam obstáculos à fiscalização pelas administrações tributárias, entre outros retrocessos que poderão comprometer a arrecadação tributária e o financiamento de políticas públicas no país.

A Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco) denuncia que o novo substitutivo do Projeto de Lei Complementar 17 de 2022, aprovado nesta terça (8) pela Câmara dos Deputados, abre as portas para a sonegação, apresenta graves retrocessos e ataca, diretamente, a autonomia técnica da Administração Tributária. O apontamento está inserido na carta aberta da 19ª edição do Congresso Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Conafisco), realizado nesta semana, na Bahia.
A Carta da Bahia diz que, sob o ‘manto’ do avanço e de um sistema fiscal mais moderno, o substitutivo mantém formulações que que prejudicam o bom contribuinte, favorecem e blindam os sonegadores, criam obstáculos à fiscalização pelas administrações tributárias, entre outros retrocessos que poderão comprometer a arrecadação tributária e o financiamento de políticas públicas no país.
O documento destaca, ainda, que o parlamento não se posiciona para solucionar o problema da dívida ativa da União e dos estados e do Distrito Federal que, somadas, se aproximam de R $4 trilhões. “Apenas nos estados e no Distrito Federal, a dívida ativa tributária está em torno de R$ 1 trilhão, com um percentual de recuperação ínfimo e inferior a 1% do total da dívida, recursos públicos que deveriam estar à disposição da sociedade para a implementação e o aperfeiçoamento de políticas públicas, mas que se encontram nas mãos de grandes corporações em detrimento da população mais carente”, diz o documento.
Na carta, os servidores do fisco também destacam as perdas tributárias e impactos para os estados e municípios com o Projeto de Lei Complementar nº 108/2021, que propõe elevar o limite de enquadramento do microempreendedor e das empresas optantes pelo Simples Nacional, e se posicionam contra a Proposta de Emenda Constitucional 32/2020 por ser “um grave risco para a população e para os 12 milhões de servidores públicos que atuam em prol da sociedade brasileira”.
“Em face ao atual cenário político e econômico, os desafios são inúmeros para o País. O novo governo assumirá o Brasil sob um deficit fiscal estimado, segundo especialistas, em R $400 bilhões. Nunca se fez tão importante discutir o Sistema Tributário Brasileiro, como se faz agora”, diz a carta.
O 19º Conafisco foi realizado nesta semana em Mata de São João,na Bahia, em parceria com o Sindicato dos Servidores da Fazenda do Estado da Bahia – Sindsefaz, com o tema: Tributação, Justiça Social e Inovação – Por um país menos desigual, e englobou ainda o 8º Encontro Nacional de Aposentados, Aposentados e Pensionistas do Fisco Estadual e Distrital – Enape.
A Fenafisco congrega 32 Sindicatos, com mais de 37 mil filiados.
Clique AQUI e leia a íntegra da carta
Fonte: Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital - Fenafisco
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB denuncia sabotagem e tomará providências após retirada do PL 1893/2026 da pauta da Câmara (4511 views • 12/08/2026)
02
CSPB celebra vinculação do Sindsprev-RJ e amplia força na defesa dos serviços públicos (4498 views • 13/08/2026)
03
CSPB e Centrais Sindicais avançam no diálogo com o PL para destravar votação do PL 1893/2026 (4295 views • 20/08/2026)
04
SC: No II Encontro Jurídico da NCST-SC e Fetramesc, CSPB destaca Negociação Coletiva e atuação sindical (4293 views • 17/08/2026)
05
CSPB une forças pelo fim da contribuição previdenciária de aposentados e reafirma apoio à ‘Carta de Brasília’ (4290 views • 14/08/2026)
06
Movimentos preparam o 30/8, Dia Nacional de Mobilização pelo Fim da Escala 6×1 (4008 views • 19/08/2026)
07
Lula dá largada à campanha de 2026 com soberania no centro da disputa (3998 views • 17/08/2026)
08
Clã Bolsonaro deve responder por alta traição e lesa-pátria, diz chanceler (3981 views • 10/08/2026)
09
Lula chega à campanha com mais de 10 milhões de novos empregos formais (3940 views • 18/08/2026)
10