Destaques, Notícias
Publicado: 24/10/2025 | 05:54
CSPB celebra apresentação de minuta do projeto que regulamenta a Convenção 151 da OIT

Texto estabelece as regras para organização sindical, negociação coletiva e direito de greve. Governo promete entregar texto para votação no Congresso Nacional ainda este ano
A Confederação dos Servidores Públicos do Brasil – CSPB celebra um passo importante para o avanço de uma bandeira histórica dos trabalhadores do setor público: a apresentação pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) das diretrizes do Projeto de Lei que regulamenta a Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). O anúncio foi feito durante a 12ª reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente, realizada nesta quarta-feira (22).
O projeto estabelece garantias fundamentais para a organização sindical no setor público, regulamenta a negociação coletiva e assegura o direito de greve, direitos imprescindíveis que seguem aguardando a necessária regulamentação há décadas. A minuta final do texto, que ainda será entregue, é resultado de um intenso trabalho de construção coletiva, que contou com a colaboração ativa de dirigentes da CSPB e de entidades filiadas que integram as centrais sindicais.
Leia mais: CSPB debate estratégia para regulamentação da Convenção 151 e propõe ‘fatiamento’ de projeto no Congresso
A grande tarefa: mobilizar apoio no Congresso
Com o projeto encaminhado ao Congresso Nacional, a CSPB convoca toda a sua base de entidades sindicais filiadas a se empenharem na próxima e determinante etapa: garantir os apoios políticos necessários para a aprovação da matéria na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. O presidente da CSPB, João Domingos Gomes dos Santos, propõe, como estratégia, fatiar o projeto de modo a assegurar que os pontos com aprovação mais delicada, não impeçam a aprovação de avanços mais fáceis de encontrar consenso no parlamento brasileiro (saiba mais).
“Este é um momento que entrará para a história do movimento sindical do serviço público. A regulamentação da Convenção 151 da OIT é a consolidação de uma luta de anos e garante a permanência e a força do diálogo. Agora, é preciso agirmos com estratégia para alcançarmos o máximo de apoio político, junto a deputados e senadores, para que as as conquistas que sempre almejamos sejam finalmente atendidas. Contamos com o empenho de todos os servidores e suas entidades representativas para transformarmos as diretrizes da Convençlão 151 em lei”, conclamou João Domingos.
Outros avanços na negociação
Além do anúncio sobre a Convenção 151, a reunião também tratou de outros temas importantes. O MGI apresentou uma proposta de reajuste de 17,5% no auxílio-alimentação, elevando o valor para R$ 1.175,00, com pagamento a partir de dezembro de 2024. O governo também ouviu os representantes do funcionalismo sobre a proposta de Reforma Administrativa em tramitação no Legislativo.
A CSPB segue monitorando os encaminhamentos e as negociações e reforça seu compromisso pela valorização dos servidores públicos e pela defesa intransigente de seus direitos. A entidade permanecerá vigilante e estará na linha de frente das articulações políticas e mobilizações para assegurar avanços no Congresso Nacional.
Relação de dirigentes da CSPB que participaram da 12ª reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente:
João Domingos Gomes dos Santos – Presidente da CSPB (como representante da Força Sindical)
João Paulo Ribeiro “JP” – Diretor de Relações Institucionais da CSPB (como representante da CTB)
Lílian Olívia Aparecida Fernandes – 2ª Secretária da CSPB (como representante da CESP Central)
Flauzino Antunes Neto - Diretor Adjunto de Política Ambiental e Economia Sustentável da CSPB (como representante da CSPB)
Secom/CSPB
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB intensifica articulação pelo consenso e defende aprovação do PL 1893/2026 ainda neste ano (5653 views • 31/07/2026)
02
CSPB intensifica articulação para construir consenso e viabilizar aprovação da negociação coletiva no serviço público (5545 views • 10/07/2026)
03
CSPB repudia perseguição a dirigentes sindicais e anuncia reação política e jurídica em defesa da liberdade sindical (5073 views • 15/07/2026)
04
Nota Técnica do MPT fortalece atuação dos sindicatos na fiscalização de contratos terceirizados (4979 views • 21/07/2026)
05
CSPB lança ‘Carta de Compromisso 2026’ para pautar a defesa do serviço público nas eleições (4895 views • 09/07/2026)
06
CSPB amplia articulação política e convoca servidores para audiência pública decisiva sobre a negociação coletiva no serviço público (4851 views • 23/07/2026)
07
CSPB reforça articulação por consenso para viabilizar aprovação do PL da Negociação Coletiva (4792 views • 08/07/2026)
08
CSPB reforça mobilização nacional para garantir a implementação da Lei do Descongela em audiência pública na Câmara (4563 views • 05/08/2026)
09
João Domingos participa de audiência pública que debaterá a aplicação da Lei do Descongela em todo o país (4409 views • 29/07/2026)
10