Notícias
Publicado: 28/08/2023 | 06:50
Fenajud: Comissão aprova projeto que permite pagamento de promoções congeladas durante a pandemia
.jpeg)
Aprovação é considerada uma vitória para todo o funcionalismo brasileiro.
Aprovação é considerada uma vitória para todo o funcionalismo brasileiro
.jpeg)
por Andressa Oliveira
A Comissão de Administração e Serviço Público deu um significativo passo rumo a valorização das servidoras e dos servidores na última terça-feira, 23, com a aprovação do substitutivo do Projeto de Lei Complementar (PLC 143/2020), que permite promoções e gratificações por tempo de serviço no período da pandemia da Covid-19.
O substitutivo da matéria, conhecida como Descongela Já, é de autoria do deputado Reimont (PT/RJ) e altera a Lei Complementar 173/2020, que impôs proibições ao funcionalismo durante o período pandêmico.
A matéria, apensada ao PLP 21/2023, da deputada Professora Luciene Cavalcante, garante que os entes federativos possam conceder vantagens, reajustes e adequação das remunerações de servidoras e servidores, empregados públicos e militares, de forma retroativa, correspondente ao período entre 28 de maio de 2020 e 31 de dezembro de 2021. Além de restabelecer o acesso a direitos como quinquênio e férias-prêmio, também do mesmo período.
O texto aprovado seguirá para apreciação na Comissão de Finanças e Tributação, e caso seja aprovado, seguirá para Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania e em seguida para votação no plenário.
Fenajud segue firme pela aprovação do PLC
Em março deste ano, a Fenajud participou de uma reunião promovida pela Confederação dos Servidores Públicos do Brasil, com a deputada Luciane. Na ocasião, a parlamentar detalhou seu projeto, apresentou tópicos que serão defendidos durante a tramitação e citou a importância da unidade das entidades representativas dos servidores para a vitória dos servidores.
A Federação está trabalhando e articulando com deputadas e deputados, para pressionar que o Projeto seja aprovado. Nas próximas atividades nacionais da Fenajud, em Brasília, diretores e filiados farão uma mobilização junto ao Congresso Nacional para conscientizar os parlamentares da importância da aprovação do Projeto para o funcionalismo. Nesse sentido, é importante que entidades filiadas à Fenajud atendam a convocação da Federação e estejam em Brasília para fortalecer a luta.
Fonte: Federação Nacional dos Servidores do Poder Judiciário nos Estados - Fenajud
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB denuncia sabotagem e tomará providências após retirada do PL 1893/2026 da pauta da Câmara (4498 views • 12/08/2026)
02
CSPB celebra vinculação do Sindsprev-RJ e amplia força na defesa dos serviços públicos (4485 views • 13/08/2026)
03
CSPB e Centrais Sindicais avançam no diálogo com o PL para destravar votação do PL 1893/2026 (4281 views • 20/08/2026)
04
SC: No II Encontro Jurídico da NCST-SC e Fetramesc, CSPB destaca Negociação Coletiva e atuação sindical (4276 views • 17/08/2026)
05
CSPB une forças pelo fim da contribuição previdenciária de aposentados e reafirma apoio à ‘Carta de Brasília’ (4275 views • 14/08/2026)
06
Movimentos preparam o 30/8, Dia Nacional de Mobilização pelo Fim da Escala 6×1 (3998 views • 19/08/2026)
07
Lula dá largada à campanha de 2026 com soberania no centro da disputa (3979 views • 17/08/2026)
08
Clã Bolsonaro deve responder por alta traição e lesa-pátria, diz chanceler (3967 views • 10/08/2026)
09
Lula chega à campanha com mais de 10 milhões de novos empregos formais (3924 views • 18/08/2026)
10