Notícias
Publicado: 3/10/2024 | 06:03
União regulamenta compensação de jornada para trabalhadores terceirizados

Órgãos e entidades da administração pública federal terão 30 dias para se adequar à nova normativa, a tempo de aplicá-la já nos recessos de fim de ano de 2024
Órgãos e entidades da administração pública federal terão 30 dias para se adequar à nova normativa, a tempo de aplicá-la já nos recessos de fim de ano de 2024
por Gustavo Silva
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou a Instrução Normativa (IN) 81/2024, estabelecendo diretrizes para a compensação de jornadas de trabalhadores terceirizados em contratos contínuos com dedicação exclusiva de mão de obra. A medida abrange órgãos e entidades da administração pública federal, com foco em situações eventuais de necessidade dos trabalhadores e em períodos de baixa demanda, como recessos de fim de ano.
Os órgãos e entidades da administração pública federal terão 30 dias para se adequar à nova normativa, a tempo de aplicá-la já nos recessos de fim de ano de 2024. Não será necessário realizar aditamentos nos contratos vigentes, pois a matéria está prevista como parte da fiscalização contratual rotineira.
A Seges/MGI deve editar normas complementares para garantir a uniformização das garantias estabelecidas pelo decreto, com o intuito de minimizar os impactos na gestão dos contratos terceirizados.
Marco
A regulamentação, editada pela Secretaria de Gestão e Inovação (Seges) do MGI, é a primeira ação concreta para aplicar as regras estabelecidas pelo Decreto 12.174/2024, sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em parceria com a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho. O decreto tem como objetivo ampliar as garantias trabalhistas e assegurar melhores condições de trabalho aos terceirizados.
De acordo com o novo regulamento, os dias de recesso, como no Natal e no Ano Novo, devem ser considerados para os trabalhadores terceirizados, de forma a evitar a manutenção de pessoal em horários de baixa demanda. A manutenção desnecessária de funcionários nesses períodos pode resultar em custos adicionais para a administração pública.
Revezamento
A IN detalha que os gestores de contratos poderão organizar escalas de revezamento durante períodos de baixa demanda, comunicando as unidades envolvidas sobre a possibilidade de concessão do recesso.
Os trabalhadores que optarem por usufruir do recesso deverão compensar as horas não trabalhadas até o mês subsequente. Essa compensação poderá ser feita com acréscimo de até duas horas por dia na jornada regular, sem ultrapassar o limite de dez horas diárias.
A compensação de jornadas também se aplica a casos em que o trabalhador precise se ausentar por motivos pessoais, como acompanhar atividades escolares dos filhos ou resolver questões bancárias. Nesses casos, o trabalhador deve informar a ausência previamente ao responsável pela unidade, e a compensação deverá ocorrer dentro do mesmo mês, com possibilidade de extensão para o mês seguinte, caso não haja tempo hábil.
Controle de jornada
A compensação de jornada depende de manifestação de interesse do trabalhador e de uma avaliação do responsável pela unidade, que levará em conta critérios como a viabilidade econômica e a continuidade dos serviços. A compensação não será aprovada se houver necessidade de convocar substitutos ou se resultar em aumento de custos para o contrato.
O controle das horas compensadas será feito por meio do registro de ponto eletrônico ou outro meio previsto no contrato.
Além disso, o fiscal técnico deve incluir informações detalhadas sobre a compensação de jornada nos relatórios mensais, garantindo o cumprimento das regras estabelecidas pela IN.
Fonte: Coluna Servidor Público - Jornal Extra
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB denuncia sabotagem e tomará providências após retirada do PL 1893/2026 da pauta da Câmara (4491 views • 12/08/2026)
02
CSPB celebra vinculação do Sindsprev-RJ e amplia força na defesa dos serviços públicos (4480 views • 13/08/2026)
03
CSPB e Centrais Sindicais avançam no diálogo com o PL para destravar votação do PL 1893/2026 (4269 views • 20/08/2026)
04
SC: No II Encontro Jurídico da NCST-SC e Fetramesc, CSPB destaca Negociação Coletiva e atuação sindical (4268 views • 17/08/2026)
05
CSPB une forças pelo fim da contribuição previdenciária de aposentados e reafirma apoio à ‘Carta de Brasília’ (4267 views • 14/08/2026)
06
Movimentos preparam o 30/8, Dia Nacional de Mobilização pelo Fim da Escala 6×1 (3993 views • 19/08/2026)
07
Lula dá largada à campanha de 2026 com soberania no centro da disputa (3960 views • 17/08/2026)
08
Clã Bolsonaro deve responder por alta traição e lesa-pátria, diz chanceler (3959 views • 10/08/2026)
09
Lula chega à campanha com mais de 10 milhões de novos empregos formais (3912 views • 18/08/2026)
10