Destaques, Notícias
Publicado: 15/06/2022 | 08:44
CSPB e NCST integram mobilização das centrais contra alta os juros e aumento da carestia

Lideranças sindicais afirmam que alta de preços atinge principalmente quem ganha menos. Taxa de juros será definida na noite desta quarta-feira (15)
Lideranças sindicais afirmam que alta de preços atinge principalmente quem ganha menos. Taxa de juros será definida na noite desta quarta-feira (15)
Lideranças Sindicais da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil – CSPB e da Nova Central Sindical de Trabalhadores – NCST participaram, nesta terça-feira (14/06) da mobilização das centrais sindicais contra o aumento dos juros e da carestia no país. O protesto ocorreu em frente ao prédio do Banco Central, Avenida Paulista, onde acontece nestes dias (terça e quarta-feira) a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que deverá anunciar mais uma alta da taxa. A Selic deverá passar dos atuais 12,75% para 13,25%.
A manifestação era contra, além dos juros altos, o aumento da inflação, que prejudica principalmente as famílias de menor poder aquisitivo. A inflação oficial, medida pelo IPCA-IBGE, está acumulada em 11,73%. Durante o ato de ontem na Paulista, sindicalistas distribuíram pipocas, com o mote de que o governo está “pipocando” no combate a problemas como desemprego, fome e inflação.

A alta de preços impacta especialmente itens do dia, atingindo de forma mais intensa a população de baixa renda. Produtos da cesta básica, por exemplo, sobem muito acima da média da inflação. Além disso, parte significativa dos acordos salariais fechados neste ano, até agora, tem reajustes abaixo da variação do INPC (índice usado como referência nas negociações).
Kátia Rodrigues, diretora de Assuntos da Mulher do Sispesp, da Fessp-Esp da CSPB e NCST-SP, lembrou que atualmente mais de 33 milhões de pessoas estão passando fome hoje no Brasil. “Enquanto os grandes bancos lucram com os juros altos, a política de governo privilegia os grandes investidores”, afirmou.
Servidores – “Essa política governamental de juros altos serve de desculpa para que os governos do Estado e Município não realizem concurso público e não concedam reajuste salarial, penalizando servidores. A recomposição de 10 e 20% concedida não chega nem perto de repor as perdas dos salários do funcionalismo, que estão há cerca de 15 anos sem reajuste salarial, principalmente do Poder Executivo. Resumindo, quem é prejudicada é a população e a classe trabalhadora”, criticou a dirigente da CSPB.
Kátia lembra que a reversão desse cenário deve ocorrer por meio do voto. “A mudança está em nossas mãos. Precisamos eleger candidatos comprometidos com a pauta da classe trabalhadora e, principalmente, das mulheres, as maiores prejudicadas com o desemprego durante a pandemia”, enfatizou.
Clique AQUI e veja mais fotos do ato
Secom/CSPB com informações da Fessp-Esp e da Rede Brasil Atual
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB participa de reuniões estratégicas sobre o PL da Negociação Coletiva e reforça construção conjunta com relator André Figueiredo (6009 views • 07/05/2026)
02
Câmara aprova fim da escala 6x1 e CSPB reforça mobilização por vitória histórica no Senado (5524 views • 28/05/2026)
03
CSPB reforça protagonismo nacional na construção do PL da Negociação Coletiva e amplia articulação política em defesa dos servidores públicos (5307 views • 15/05/2026)
04
CSPB reforça apoio à Carreira Finalística do MTE e defende fortalecimento da mediação das relações de trabalho no Brasil (5177 views • 20/05/2026)
05
Ministério da Justiça convida servidores a participarem de pesquisa sobre gênero na Segurança Pública (5123 views • 12/05/2026)
06
Servidores endividados exigem mais empenho da classe política para o enfrentamento dessa anomalia social (5048 views • 27/05/2026)
07
CSPB amplia diálogo com o MGI e defende participação das entidades na modernização do serviço público (5018 views • 22/05/2026)
08
Enfermagem em luta: Audiência na Câmara denuncia manobras e cobra implementação real do piso salarial da categoria (4969 views • 13/05/2026)
09
CSPB intensifica articulação no Congresso pelo fim da escala 6x1 sem redução salarial (4946 views • 27/05/2026)
10