Notícias
Publicado: 30/03/2020 | 08:13
Fenajud: Tribunal de Justiça de Pernambuco usa pandemia do coronavírus para retirar direitos
.jpeg)
Fenajud repudia medida que prejudica categoricamente trabalhadoras e trabalhadores do Judiciário Estadual de Pernambuco. Categoria merece respeito e não pode ficar na incerteza de seus salários. Federação declara total apoio ao Sindijud-PE.
Fenajud repudia medida que prejudica categoricamente trabalhadoras e trabalhadores do Judiciário Estadual de Pernambuco. Categoria merece respeito e não pode ficar na incerteza de seus salários. Federação declara total apoio ao Sindijud-PE.
.jpeg)
A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) vem há dias repudiando todas as medidas em âmbito nacional que possam prejudicar as trabalhadoras e os trabalhadores do país, sejam eles(as) do serviço público ou privado, neste momento de pandemia do coronavírus (COVID-19). Nesta sexta (27), a Federação vem a público para denunciar e repudiar as medidas prejudiciais adotadas pelo Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE) que se aproveita do momento para promover ataques a servidores e a servidoras do Tribunal naquela região.
De acordo com informações do Sindijud-PE (Sindicato dos Servidores da Justiça Estadual de Pernambuco), o Órgão tem tomado medidas drásticas que recaem majoritariamente sobre a classe trabalhadora que opera no Tribunal do Estado. Desse modo, a Fenajud verificou minuciosamente os fatos e posiciona-se contrária a tudo que possa prejudicar a categoria.
Enquanto o Tribunal economiza com energia elétrica, água, telefone, materiais de limpeza, dentre outros custos, os servidores e as servidoras, que seguem em trabalho remoto, ou seja, de casa, gastam mais com energia elétrica, água, telefone, internet, dentre outros insumos básicos. A medida inescrupulosa adotada pelo TJ promove o ataque a estes trabalhadores e trabalhadoras ao retirar o auxílio-alimentação, suspendendo as férias e o 13º, entre outros. Essa medida traz apreensão e gera medo naqueles que seguem à disposição do Poder Judiciário, mesmo que remotamente.
O fato é rejeitado por esta entidade, por acreditar que vai na contramão de tudo que especialistas indicam, que é o fortalecimento da renda dos trabalhadores. O INSS, por exemplo, está antecipando o 13º, ontem (26) a Câmara aprovou um programa de renda mínima individual para ajudar trabalhadores autônomos e sem renda fixa. Todos governos do mundo estão injetando dinheiro público nas rendas e salários. A Fenajud avalia ainda que as medidas são extremamente danosas e ferem a Constituição Federal.
Conter gastos são necessários, mas jamais devem ser colocados nas costas da categoria. Reduzir custos não devem ser confundidos com retirada de direitos e flexibilização de salários. Ações oportunistas como esta serão repudiadas em todo território nacional. Os Tribunais de Justiça do país não podem se aproveitar da situação calamitosa para aprofundar ataques aos trabalhadores.
A Fenajud tomou conhecimento ainda de que, a gestão do Tribunal ainda insiste em ignorar, em alguns momentos, a entidade representativa dos servidores. Desse modo a Federação declara total apoio ao Sindjud-PE e cobra do TJPE transparência em seus gastos, além da participação efetiva do representante legal da categoria no estado nas mesas de negociação e debate.
A Federação acredita que o melhor caminho é o diálogo e ressalta que estará lado a lado do Sindjud-PE, para impedir qualquer retrocesso. A entidade afirma ainda que apoiará qualquer medida tomada pelo sindicato para que haja a manutenção dos direitos dos servidores e servidoras do TJ.
Por um judiciário democrático e transparente!
Por uma justiça efetiva e responsável com seus servidores e servidoras!
Fonte: Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados - Fenajud
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB intensifica articulação pelo consenso e defende aprovação do PL 1893/2026 ainda neste ano (5655 views • 31/07/2026)
02
CSPB intensifica articulação para construir consenso e viabilizar aprovação da negociação coletiva no serviço público (5545 views • 10/07/2026)
03
CSPB repudia perseguição a dirigentes sindicais e anuncia reação política e jurídica em defesa da liberdade sindical (5073 views • 15/07/2026)
04
Nota Técnica do MPT fortalece atuação dos sindicatos na fiscalização de contratos terceirizados (4979 views • 21/07/2026)
05
CSPB lança ‘Carta de Compromisso 2026’ para pautar a defesa do serviço público nas eleições (4895 views • 09/07/2026)
06
CSPB amplia articulação política e convoca servidores para audiência pública decisiva sobre a negociação coletiva no serviço público (4851 views • 23/07/2026)
07
CSPB reforça articulação por consenso para viabilizar aprovação do PL da Negociação Coletiva (4792 views • 08/07/2026)
08
CSPB reforça mobilização nacional para garantir a implementação da Lei do Descongela em audiência pública na Câmara (4565 views • 05/08/2026)
09
João Domingos participa de audiência pública que debaterá a aplicação da Lei do Descongela em todo o país (4409 views • 29/07/2026)
10