Notícias nos Estados
Publicado: 27/06/2018 | 08:08
PR: Fesmepar discute o atual cenário político-sindical no Encontro de Sindicatos da Região Metropolitana
O Encontro aconteceu na sede da Fesmepar, em Curitiba e debateu os principais desafios enfrentados pelas diretorias sindicais após a aprovação e vigência da reforma trabalhista (Lei 13.467/17), além de exposição sobre casos já enfrentados pelos sindicatos ao decorrer da administração.

A Fesmepar realizou nesta quinta-feira (21) o Encontro de Sindicatos da Região Metropolitana, que reuniu diretores de sindicatos filiados de toda a região, para discutir o atual cenário político-sindical paranaense.
O Encontro aconteceu na sede da Fesmepar, em Curitiba e debateu os principais desafios enfrentados pelas diretorias sindicais após a aprovação e vigência da reforma trabalhista (Lei 13.467/17), além de exposição sobre casos já enfrentados pelos sindicatos ao decorrer da administração.
O presidente da Fesmepar, Luiz Carlos Silva de Oliveira, falou sobre as mudanças e sobre as arbitrariedades cometidas contra o movimento sindical. “A Reforma Trabalhista alterou mais de 100 itens da CLT, e criou impasses para dificultar o trabalho do movimento sindical. O fim da contribuição sindical foi um dos grandes ataques, como tentativa de enfraquecer o movimento sindical. Infelizmente, algumas prefeituras já começaram a implantar as medidas, agora precisamos unir forças e elaborar um plano de ação que minimize os problemas já causados e que evitem os que serão gerados.”
Luiz ainda destacou a importância das discussões junto às prefeituras para se chegar em um acordo que seja benéfico a todos. “Hoje mais que nunca, precisamos nos fortalecer e levar a prefeitura as reais necessidades dos servidores neste momento de crise econômica e política. A diretoria do sindicato deve buscar o diálogo junto a administração pública em busca de um reajuste salarial que seja justo aos servidores”, completou.
Também foram debatidas questões pontuais de cada município, trazidas pelos diretores. O fim da contribuição sindical foi amplamente debatido entre os diretores sindicais que buscam o entendimento sobre os reais danos que a aprovação da reforma trabalhista já está trazendo aos servidores paranaenses.
O Encontro de Sindicatos é realizado em todas as regiões do Paraná, levantando questionamento e buscando alternativas frente aos novos desafios impostos aos servidores públicos brasileiros.
Também participaram do evento a diretora de finanças da Fesmepar, Sonia Maria Marchi, o assessor jurídico da Fesmepar Aquile Anderle e diretores de sindicatos de servidores municipais de Colombo, Piraquara, Campo Largo, Cerro Azul; Lapa; Paranaguá, Sindicato do Magistério de Mandirituba; além do presidente da Secomed - Sindicato Dos Empregados em Cooperativas de Serviços Médicos do Paraná Rogério Kormann; e os diretores da UGT- Paraná Marcio Costa e Joel Martins Ribeiro.
Fonte: Federação dos Sindicatos de Servidores Públicos Municipais e Estaduais do Paraná - Fesmepar
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB participa de reunião extraordinária do Instituto Servir Brasil e reforça unidade pela aprovação do PL 1893/2026 (5772 views • 07/07/2026)
02
CSPB intensifica articulação para construir consenso e viabilizar aprovação da negociação coletiva no serviço público (5446 views • 10/07/2026)
03
CSPB celebra avanço histórico da negociação coletiva e convoca mobilização nacional pela aprovação do PL 1893/2026 (5009 views • 02/07/2026)
04
CSPB repudia perseguição a dirigentes sindicais e anuncia reação política e jurídica em defesa da liberdade sindical (4918 views • 15/07/2026)
05
CSPB lança ‘Carta de Compromisso 2026’ para pautar a defesa do serviço público nas eleições (4806 views • 09/07/2026)
06
CSPB reforça articulação por consenso para viabilizar aprovação do PL da Negociação Coletiva (4723 views • 08/07/2026)
07
FMI reconhece fracasso das privatizações e aponta nova onda estatal (4638 views • 01/07/2026)
08
CSPB e Sindfazenda reforçam parceria em defesa dos servidores públicos e da negociação coletiva (4384 views • 02/07/2026)
09
Articulação do clã Bolsonaro com EUA ameaça economia, Pix e soberania nacional (4261 views • 24/06/2026)
10