Notícias
Publicado: 9/12/2024 | 06:45
Em dois anos, governo Lula afasta 4,5 mil crianças do trabalho infantil
.jpg)
Avanço é fundamental para que o Brasil acabe com esse antigo problema. Estimativa aponta que 1,6 milhão possam ainda estar submetidas a essas condições
Avanço é fundamental para que o Brasil acabe com esse antigo problema. Estimativa aponta que 1,6 milhão possam ainda estar submetidas a essas condições
por Priscila Lobregatte
A evolução social do Brasil no terceiro governo Lula também pode ser percebido no combate ao trabalho infantil. Nestes últimos dois anos, cerca de 4,5 mil crianças foram retiradas desse tipo de exploração.
O número foi anunciado pelo secretário de Inspeção do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Luiz Felipe Brandão, durante sessão especial na Câmara dos Deputados que comemorou os 30 anos de combate ao trabalho infantil no Brasil, nesta quinta-feira (5).
Uma das ferramentas fundamentais de combate a essa prática ao longo dos anos é o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil — do qual o MTE é cofundador. Ao FNPETI, cabe a implementação de políticas para eliminar esse tipo de exploração.
Leia também: Trabalho infantil cai 14%, com redução em 22 estados
A atuação do fórum e a fiscalização trabalhista resultou na retirada de aproximadamente 140 mil crianças e adolescentes dessa atividade ilegal nos últimos 20 anos.
Os avanços são fundamentais para mitigar um grave problema social brasileiro que, estima-se, atinge cerca de 1,6 milhão de crianças e adolescentes.
Afastamento e proteção
As fiscalizações garantem o afastamento imediato de crianças e adolescentes do trabalho infantil, além de assegurar a quitação de direitos trabalhistas e aplicar penalidades administrativas aos responsáveis.
Após as ações, as vítimas são encaminhadas à rede de proteção para inclusão em políticas públicas de assistência social, educação e formação profissional.
Leia também: Número de crianças e adolescentes em trabalho infantil é o menor desde 2016
Os adolescentes com idade a partir de 14 anos retirados dessa situação são encaminhados para a aprendizagem profissional. Segundo Roberto Padilha, auditor-fiscal do Trabalho e coordenador da Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil, dessa forma, ficam asseguradas “as oportunidades de qualificação em ambientes de trabalho seguros e protegidos, além de direitos trabalhistas, previdenciários e acesso ao ensino regular”.
Comissão
A Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil, coordenada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), é um instrumento estratégico para implementar a política nacional de prevenção e erradicação do trabalho infantil no Brasil.
Com a publicação de decreto em abril de 2023, a Comissão retomou a composição original, que havia sido desmontada no governo anterior, incluindo representantes do governo federal, trabalhadores, empregadores, o sistema de justiça e a sociedade civil, esta última representada pelo Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e FNPETI.
Fonte: Portal Vermelho
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB denuncia sabotagem e tomará providências após retirada do PL 1893/2026 da pauta da Câmara (4489 views • 12/08/2026)
02
CSPB celebra vinculação do Sindsprev-RJ e amplia força na defesa dos serviços públicos (4480 views • 13/08/2026)
03
CSPB e Centrais Sindicais avançam no diálogo com o PL para destravar votação do PL 1893/2026 (4267 views • 20/08/2026)
04
SC: No II Encontro Jurídico da NCST-SC e Fetramesc, CSPB destaca Negociação Coletiva e atuação sindical (4265 views • 17/08/2026)
05
CSPB une forças pelo fim da contribuição previdenciária de aposentados e reafirma apoio à ‘Carta de Brasília’ (4265 views • 14/08/2026)
06
Movimentos preparam o 30/8, Dia Nacional de Mobilização pelo Fim da Escala 6×1 (3991 views • 19/08/2026)
07
Clã Bolsonaro deve responder por alta traição e lesa-pátria, diz chanceler (3956 views • 10/08/2026)
08
Lula dá largada à campanha de 2026 com soberania no centro da disputa (3955 views • 17/08/2026)
09
Lula chega à campanha com mais de 10 milhões de novos empregos formais (3907 views • 18/08/2026)
10