A Confederação Sindical de Trabalhadores/as das Américas realiza entre os dias 16 e 18 de julho, na Nicaragua, a I Conferência Sindical Regional "Energia, Meio Ambiente e Trabalho", na qual pretende-se reunir mais de 80 participantes, entre representantes sindicais, especialistas no tema e autoridades de governo. O objetivo da conferência é garantir ao movimento sindical informação relativa ao tema energético e seus impactos no meio ambiente, considerando que este é um tema chave para a estratégia de Desenvolvimento Sustentável que a CSA se comprometeu a apoiar. 

" />
Destaques Publicado: 14/07/2008 | 09:05

CSA REALIZA A I CONFERÊNCIA SINDICAL REGIONAL "ENERGIA, MEIO AMBIENTE E TRABALHO"

A Confederação Sindical de Trabalhadores/as das Américas realiza entre os dias 16 e 18 de julho, na Nicaragua, a I Conferência Sindical Regional "Energia, Meio Ambiente e Trabalho", na qual pretende-se reunir mais de 80 participantes, entre representantes sindicais, especialistas no tema e autoridades de governo. O objetivo da conferência é garantir ao movimento sindical informação relativa ao tema energético e seus impactos no meio ambiente, considerando que este é um tema chave para a estratégia de Desenvolvimento Sustentável que a CSA se comprometeu a apoiar. 

A CSA (Confederação Sindical de Trabalhadores/as das Américas) realiza entre os dias 16 e 18 de julho, em Managua, a I Conferência Sindical Regional "Energia, Meio Ambiente e Trabalho", na qual pretende-se reunir mais de 80 participantes, entre representantes sindicais, especialistas no tema e autoridades de governo.

O objetivo da conferência é garantir ao movimento sindical informação relativa ao tema energético e seus impactos no meio ambiente, considerando que este é um tema chave para a estratégia de Desenvolvimento Sustentável que a CSA se comprometeu a apoiar. 

A Conferência pretende servir como espaço para apresentar e aprofundar os conhecimentos sobre fontes e potencial energético das Américas, produção, distribuição, e outros temas que têm impacto no meio ambiente e que têm um vínculo direto com os/as trabalhadores/as em termos de emprego, sindicalização e como membros da comunidade.

Os objetivos específicos da conferência serão: verificar, nos marcos da questão energética e seu impacto no meio ambiente, as relações da CSA com outros setores, federações e articulações sociais; como a CSA trabalhará o tema com governos da região, os pontos em comum entre o Norte e o Sul; vínculos com os projetos de integração; relação entre produção energética e de alimentos, entre outros temas.

I Conferência Sindical Regional

Palavras de boas-vindas das centrais nicaragüenses

Panorama energético

- Apresentação da realidade energética da região – recursos e como são hoje explorados

- Impacto das diferentes fontes no meio ambiente e mudança climática.

- Fontes energéticas e emprego – criação, trabalho formal, trabalho precario

- Contribuições da CSA

Tarde

Fontes não renováveis

- Controle dos recursos e exploração – realidade da região

- Impacto destas fontes no meio ambiente e nas comunidades

- Emprego e condições do setor – situação de sindicalização

- Impactos no meio ambiente –

Painel/video – energias limpas – experiências e potencial

17 de julho

Manhã

Matriz energética – Potencialidades da integração

- Padrão de desenvolvimento e modelos de integração

- Potencial da região

- Exportação de produtos intensivos em recursos naturais

- Energia e Comércio internacional

Energia eléctrica: geração e distribuição

- Potencialidade e planos em execução

- Energia e Transnacionais

- Emprego e condições do setor

- Situação na Nicarágua – caso Unión FENOSA

Tarde

Agro- combustíveis: visões e experiências

- Panorama mundial

- Contribuições do movimento campesino

- Visões e experiências no cone sul

- Visão dos sindicatos – Brasil

- Agricultura e comércio internacional

- Impactos na produção de alimentos

18 de julho

Manhã

- Apresentação da síntese dos debates

- Discussão sobre os resultados apresentados na síntese

12:00 – Cerimônia de Encerramento

 

Energia, Meio ambiente e Trabalho

Manágua, Nicaragua – 16 a 18 de julho de 2008

 

Fonte: SECOM/CSPB e CSA.

 

“A eliminação do presente quadro de iniqüidade e exclusão entre países, regiões e pessoas nas Américas não será possível se não se superar o já esgotado modelo neoliberal presente em todo o continente. Na construção dos processos alternativos ao modelo neoliberal, a CSA impulsionará a estratégia de Desenvolvimento Sustentável, dando a ela o sentido já generalizado de considerar três eixos de importância similar: o econômico, o social e o meio-ambiental. As políticas econômicas, sociais e meio-ambientais que permitiriam atingir a meta do desenvolvimento sustentável têm como ponto de partida um papel ativo do Estado, sustentado por um novo consenso democrático com soberania popular e ampliação dos canais de participação da sociedade na tomada e decisões nacionais e regionais.”

Programa de Ação, CSA. Março 2008.

Proposta de programa

16 de julho

Manhã

Abertura

Compartilhe essa notícia

Mais lidas dos últimos 30 dias