REPRESENTANTES DAS CENTRAIS SINDICAIS SE REÚNEM COM PRESIDENTE LULA
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu ontem (14), no Palácio do Planalto, com os representantes de todas as centrais sindicais, para assinar as mensagens dos projetos que ratificam as convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT) 151 que trata da negociação coletiva no serviço público e a 158 que coíbe a demissão imotivada no setor privado.
O ato de assinatura das mensagens contou com a presença dos ministros do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi; da Previdência, Luiz Marinho; do Planejamento, Paulo Bernardo. Estava presente também a representante da OIT, Lais Abramo; e o secretário-geral da Presidência da República, Luiz Dulci, encarregado de negociar com as centrais o conteúdo das propostas que serão debatidas no Poder Legislativo.
O envio dos projetos faz parte de uma série de negociações que vêm sendo feitas entre as centrais sindicais e o Governo. Entre as ações que tiveram êxito podem ser lembradas as campanhas pelo salário equivalente a 100 dólares, a regulamentação das centrais e, sob a pressão do movimento sindical, o veto a Emenda 3, embutida no projeto que criou a Receita Federal do Brasil, a Super-Receita.
Lula anunciou que o ministro da Fazenda, Paulo Bernardo, está finalizando uma proposta para garantir a participação dos trabalhadores no conselho de todas as empresas públicas brasileiras. O presidente deve apresentar a proposta em um jantar com representantes de todas as centrais sindicais brasileiras.
Para o presidente da CSPB, João Domingos, o evento foi de grande valia. “Foi extremamente importante esse encontro das centrais com o presidente, pois se fosse apenas uma proposta do governo, iria se transformar num embate entre governo e oposição. Muitas vezes o povo, que não tinha participado de nada, ficaria alheio, assistindo o discurso de alguns”, disse Domingos.