Notícias nos Estados
Publicado: 24/09/2026 | 05:31
SP: No Fessp Cast, Gilson Barreto defende valorização da Polícia Penal e mudanças no sistema prisional
.jpg)
Gilson falou sobre sua trajetória de mais de três décadas no serviço público e explicou que a decisão de disputar uma vaga na Câmara dos Deputados é resultado de anos de atuação sindical e da defesa de uma representação política ligada às demandas do funcionalismo
O Fessp Cast desta semana recebeu, no Estúdio do Servidor, o policial penal, presidente licenciado do Policiais Penais e Trabalhadores do Sistema Penitenciário Paulista (Sindcop) e diretor da Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos no Estado de São Paulo (Fessp-Esp), Gilson Pimentel Barreto, que também é candidato a deputado federal. Durante a entrevista, Gilson falou sobre sua trajetória de mais de três décadas no serviço público e explicou que a decisão de disputar uma vaga na Câmara dos Deputados é resultado de anos de atuação sindical e da defesa de uma representação política ligada às demandas do funcionalismo.
Entre os principais temas abordados esteve a situação do sistema penitenciário paulista. Gilson criticou a superlotação das unidades e defendeu mudanças na Lei de Execução Penal (LEP), além da ampliação de penas alternativas e do uso de tornozeleiras eletrônicas em crimes de menor potencial ofensivo. Segundo ele, é necessário discutir a segurança pública com uma abordagem mais técnica e buscar alternativas que também reduzam os custos do sistema para o Estado.
A valorização dos policiais penais também foi destaque. Gilson defendeu a criação de um Piso Salarial Nacional para a categoria, a regulamentação da Lei Orgânica da Polícia Penal e maior integração das informações de inteligência por meio do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP). Ele também se posicionou contra a privatização e a terceirização dos presídios, argumentando que a custódia de pessoas não deve ser transformada em uma atividade orientada pelo lucro.
Ao falar sobre sua atuação no Congresso Nacional, Gilson afirmou que pretende levar para a Câmara a experiência acumulada no serviço público e no movimento sindical. “É preciso discutir orçamento, fiscalizar o Executivo e construir leis que melhorem os serviços públicos e valorizem os trabalhadores”, afirmou.
Clique AQUI e confira a entrevista completa de Gilson Barreto no Fessp Cast, disponível no canal da Fessp-Esp no YouTube.
Clique AQUI para se inscrever. Ative as notificações na página do YouTube da Fessp-Esp e fique por dentro de tudo!
Fonte: Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos no Estado de São Paulo - Fessp-Esp
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB mobiliza entidades para ampliar adesão à Carta de Compromisso nas eleições de 2026 (3139 views • 14/09/2026)
02
Unidade Internacional: FGE e CSPB lançam manifesto em defesa da democracia, soberania e do serviço público no Brasil (3070 views • 08/09/2026)
03
CSPB leva defesa da democracia e dos direitos sociais à mobilização em Buenos Aires (2965 views • 24/09/2026)
04
CSPB amplia agenda estratégica e aprova defesa do FSPP como prioridade nacional (2955 views • 04/09/2026)
05
Resistência, Unidade e Futuro: Sessão Solene na Câmara dos Deputados Celebra os 68 Anos da CSPB (2889 views • 03/09/2026)
06
CSPB celebra 68 anos em Brasília com Reunião do Conselho de Representantes 2026 e debates estratégicos (2857 views • 03/09/2026)
07
Vitória: Câmara aprova Convenção 190 da OIT contra violência e assédio no trabalho (2770 views • 02/09/2026)
08
CSPB participa de Conferência da ISP em defesa dos serviços públicos e dos direitos dos trabalhadores (2692 views • 17/09/2026)
09