Notícias nos Estados
Publicado: 11/09/2026 | 04:57
ES: Fespume-ES reúne sindicatos e fortalece articulação em defesa dos servidores públicos

6º Encontro Sindical reúne representantes de 38 sindicatos e reforça a unidade do movimento no Espírito Santo; eleição da Federação tem Jorge Antônio da Silva como candidato à reeleição em chapa única

A Federação dos Servidores Públicos Municipais do Estado do Espírito Santo (Fespume-ES) realizou, nos dias 9 e 10 de setembro, em Fundão (ES), o 6º Encontro Sindical para os Sindicatos dos Servidores Públicos no Estado do Espírito Santo. O evento reuniu representantes de 38 sindicatos filiados para debater pautas estratégicas para o funcionalismo e fortalecer a organização sindical no estado.
Paralelamente à programação, ocorre o processo eleitoral da Fespume-ES, que tem o atual presidente, Jorge Antônio da Silva, como candidato à reeleição em chapa única. Lideranças do movimento sindical capixaba e de diferentes estados participaram do encontro, evidenciando o reconhecimento nacional ao trabalho desenvolvido pela Federação.
Presente ao evento, o presidente da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), João Domingos Gomes dos Santos, destacou a importância da iniciativa e elogiou a condução da entidade liderada por Jorge Antônio.
“A Fespume-ES tem realizado um trabalho sério, responsável e comprometido com os servidores públicos. O Jorge Antônio tem demonstrado capacidade de liderança, diálogo e articulação, fortalecendo a Federação e suas entidades filiadas. Esse encontro é uma demonstração concreta de que, quando o movimento sindical se organiza e atua de forma unificada, conseguimos avançar na defesa dos trabalhadores.”
Sindicalismo e representação política
João Domingos também ressaltou que o fortalecimento do movimento sindical precisa caminhar lado a lado com uma maior participação política dos trabalhadores.
“Precisamos de bons representantes sindicais, mas também precisamos ampliar a nossa representação política. É fundamental eleger mais parlamentares do campo progressista, comprometidos com os interesses e a agenda da classe trabalhadora. A atual correlação de forças no Congresso Nacional é extremamente desfavorável aos trabalhadores e precisamos mudar essa realidade pelo voto e pela mobilização social.”
Nesse sentido, o presidente da CSPB defendeu maior engajamento das entidades sindicais na articulação com deputados e senadores para garantir avanços em pautas consideradas prioritárias pelo movimento dos trabalhadores.
Mobilização por negociação coletiva e fim da escala 6x1
Entre as prioridades está o PL 1893/2026, que assegura o direito à negociação coletiva aos trabalhadores do setor público. João Domingos defendeu uma mobilização mais intensa pela aprovação da proposta.
“É hora de intensificarmos a articulação política pela aprovação do PL 1893. O direito à negociação coletiva é uma conquista civilizatória e um instrumento fundamental para democratizar as relações de trabalho no serviço público. Precisamos que deputados e senadores compreendam a urgência dessa matéria e assumam compromisso com a sua aprovação.”
O dirigente também destacou a PEC 221/2019, que prevê o fim da escala 6x1, a redução da jornada máxima para 40 horas semanais e a garantia de dois dias de repouso semanal remunerado, sem redução salarial.
“A PEC 221 também precisa estar no centro da nossa mobilização. Estamos falando de uma mudança histórica nas relações de trabalho, com mais tempo para a família, para o descanso e para a própria vida. São pautas civilizatórias, urgentes e que estão em fase decisiva de tramitação. O movimento sindical precisa ocupar esse debate e pressionar politicamente pela aprovação de ambas.”
Apoio nacional
Além da participação de João Domingos, o encontro conta com representantes de entidades sindicais de diferentes estados. Luis Carlos de Oliveira e Sônia March representam a Federação dos Sindicatos de Servidores Públicos Municipais e Estaduais do Paraná (Fesmepar); Cosme Nogueira, a Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) e José Antônio Esteves Guedes, Elizabeth Sena e Adriana Lima, pela Federação dos Servidores Municipais e Estaduais de Minas Gerais (Fesmig).
A presença de lideranças nacionais reforça o caráter estratégico do encontro e o apoio ao trabalho desenvolvido pela Fespume-ES, consolidando a entidade como importante referência na organização e na defesa dos servidores públicos municipais capixabas.
Clique AQUI e acesse fotos do evento
Secom/CSPB
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB celebra vinculação do Sindsprev-RJ e amplia força na defesa dos serviços públicos (4510 views • 13/08/2026)
02
CSPB e Centrais Sindicais avançam no diálogo com o PL para destravar votação do PL 1893/2026 (4304 views • 20/08/2026)
03
SC: No II Encontro Jurídico da NCST-SC e Fetramesc, CSPB destaca Negociação Coletiva e atuação sindical (4302 views • 17/08/2026)
04
CSPB une forças pelo fim da contribuição previdenciária de aposentados e reafirma apoio à ‘Carta de Brasília’ (4298 views • 14/08/2026)
05
Lula dá largada à campanha de 2026 com soberania no centro da disputa (4018 views • 17/08/2026)
06
Movimentos preparam o 30/8, Dia Nacional de Mobilização pelo Fim da Escala 6×1 (4017 views • 19/08/2026)
07
Lula chega à campanha com mais de 10 milhões de novos empregos formais (3960 views • 18/08/2026)
08
Emendas impositivas e orçamento secreto estão na mira de programa de Lula (3955 views • 13/08/2026)
09
Câmara aprova emenda que torna mais precisa definição de misoginia (3820 views • 14/08/2026)
10