Notícias
Publicado: 4/09/2026 | 05:39
Sob risco de não aprovar, votação da PEC do fim da 6×1 fica para outubro

O líder do governo no Congresso disse que a articulação da oposição, liderada pelos senadores do PL Flávio Bolsonaro (RJ) e Rogério Marinho (RN), foi bem-sucedida
por Iram Alfaia
O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), disse que, por “não haver segurança” de votos suficientes, a base do governo no Senado decidiu adiar, desta quarta-feira (02/09) para outubro, a votação no plenário da proposta de emenda à Constituição (PEC) que reduz a jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais e acaba com a escala 6×1.
Randolfe disse que a articulação da oposição, liderada pelos senadores do PL Flávio Bolsonaro (RJ) e Rogério Marinho (RN), foi bem-sucedida.
“Eu posso garantir a vocês o seguinte: nós iremos votar essa proposta de emenda constitucional a qualquer custo, nem que a oposição tenha que pagar o preço indefinitivo de colocar no painel o seu voto, não, até o final de outubro”, disse o líder.
Leia também: CCJ aprova fim da escala 6×1, que segue ao plenário do Senado
O senador afirmou que há possibilidade de votar num terceiro esforço concentrado antes do primeiro turno, mas acredita numa chance maior na segunda semana de outubro.
Ele diz que houve uma conversa com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), sobre a votação da matéria nesta quarta-feira. “Vocês têm votos suficientes?”, teria questionado Alcolumbre, que teve como resposta a incerteza.
Apesar do quórum no painel de votação indicar que havia senadores suficientes no plenário para votar, o líder disse que não tinha segurança de que o governo teria os 49 votos suficientes para aprovar a PEC.
“Ao longo desta legislatura, quero lembrar que para nós aprovarmos a reforma tributária aqui foram 52, 53, 54 votos. O limite que temos é 53, 54 votos. No mapa que fizemos, havia risco”, explica.
“Poderíamos conseguir a aprovação? Poderíamos. Mas havia risco. Não é adequado correr risco sobre esse tema. Nós queremos colocar esse tema para votar com a garantia de que ele vai ser aprovado”, completa.
Fonte: Portal Vermelho
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB mobiliza entidades para ampliar adesão à Carta de Compromisso nas eleições de 2026 (3700 views • 14/09/2026)
02
CSPB leva defesa da democracia e dos direitos sociais à mobilização em Buenos Aires (3168 views • 24/09/2026)
03
CSPB e NCST reforçam protagonismo sindical no debate sobre reforma (3007 views • 29/09/2026)
04
CSPB participa de encontro internacional e destaca luta permanente em defesa da Previdência Social (2846 views • 25/09/2026)
05
CSPB participa de Conferência da ISP em defesa dos serviços públicos e dos direitos dos trabalhadores (2836 views • 17/09/2026)
06
Site revela escândalo envolvendo Flávio Bolsonaro, orgias, presentes caros e lobby (2788 views • 01/10/2026)
07
Eleições 2026: Entidades Sindicais mobilizam servidores pelo voto consciente para mudar a correlação de forças no Congresso (2689 views • 16/09/2026)
08
Flávio Bolsonaro se diz contra o fim das bets e critica Lula (2669 views • 24/09/2026)
09
Flávio Bolsonaro planeja desmonte do Itamaraty inspirado em Marco Rubio (2642 views • 02/10/2026)
10