Notícias nos Estados Publicado: 25/06/2026 | 05:23

PR: Fesmepar recebe presidente do Sismusii para debater pautas jurídicas e desafios da gestão sindical



O encontro teve como objetivo discutir e deliberar pautas jurídicas de interesse do sindicato



Na última quarta-feira (17), o assessor jurídico da Federação dos Sindicatos de Servidores Públicos Municipais e Estaduais do Paraná - Fesmepar, Aquile Anderle, acompanhado da diretora de Finanças, Sonia Marchi, recebeu na sede da entidade, em Curitiba, a visita do presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Santa Isabel do Ivaí (Sismusii), Aristeu de Andrade.

O encontro teve como objetivo discutir e deliberar pautas jurídicas de interesse do sindicato. Durante a reunião, Aristeu de Andrade apresentou as principais demandas da categoria e compartilhou aspectos da realidade administrativa e jurídica enfrentada pelo Sismusii.


Além das questões relacionadas à atuação sindical, também foram debatidos temas administrativos, as recentes mudanças na legislação trabalhista e os impactos das novas ferramentas de Inteligência Artificial no trabalho jurídico e na gestão das entidades representativas.

Para o assessor jurídico da Fesmepar, Aquile Anderle, o diálogo permanente entre os sindicatos é fundamental para fortalecer a atuação em defesa dos servidores públicos. “Esses encontros são importantes para trocar experiências, esclarecer dúvidas e construir estratégias que garantam mais segurança jurídica às entidades sindicais. Também é essencial acompanhar as transformações da legislação e as novas tecnologias que já fazem parte da rotina do trabalho jurídico”, destacou.

A reunião reforçou o compromisso da Fesmepar em prestar suporte técnico e jurídico aos sindicatos filiados, contribuindo para o fortalecimento da representação dos servidores públicos municipais em todo o Paraná.


Fonte: Federação dos Sindicatos de Servidores Públicos Municipais e Estaduais do Paraná - Fesmepar