Notícias nos Estados
Publicado: 11/03/2026 | 05:38
MG: II Conferência Nacional do Trabalho: ‘um marco no diálogo social’, avalia Hely Aires

A II Conferência Nacional do Trabalho não apenas consolidou um espaço de escuta e negociação, mas também ressaltou a importância do compromisso contínuo de todos os envolvidos

A II Conferência Nacional do Trabalho (CNT) se consolidou como um importante marco no fortalecimento do diálogo social no Brasil. O evento, que visou promover a construção coletiva entre trabalhadores, empregadores e governo, enfrentou significativos desafios desde sua organização até a realização.
Participação da Fesmig
Desde o início do processo, a Federação dos Servidores Públicos Municipais e Estaduais de Minas Gerais (Fesmig), e a CSB de Minas, da qual o presidente Hely Aires foi eleito, desempenharam um papel fundamental nos debates e nas apresentações de propostas.
Hely Aires e Marco Antônio – secretário da Fesmig, ao lado de representantes da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), estiveram ativo na Comissão de Organização Nacional (CON), contribuindo para a criação de um espaço verdadeiramente tripartite.
Superando resistências
O compromisso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de fortalecer o diálogo social foi acompanhado por tensões, especialmente em relação à resistência inicial do setor empresarial. O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, conduziu negociações que resultaram em um acordo, atendendo a algumas demandas da bancada patronal e garantindo a realização da Conferência.
Equilíbrio nas Deliberações
A fim de evitar que propostas fossem aprovadas sem a participação da bancada patronal, foram estabelecidas regras de paridade e procedimentos inclusivos. As propostas foram submetidas a um processo de aprovação em 27 etapas estaduais e distrital, resultando em 360 propostas, das quais 56 foram selecionadas para a etapa nacional.
Desafios na Etapa Nacional
Na etapa nacional, a bancada patronal defendeu que apenas propostas consensuais fossem debatidas. Após intensas discussões, um modelo negociado foi estabelecido, criando Grupos de Trabalho (GT) para discutir tanto propostas da bancada quanto consensuais. Ao final, 56 propostas foram debatidas, resultando na adoção de 10 propostas.
Aprendizado e Limitações
A organização da Conferência foi um grande exercício de aprendizado institucional e negociação. Apesar de algumas questões importantes, como o fim da escala 6×1 e o financiamento sindical não alcançaram consenso suficiente, a Conferência cumpriu seu papel de promover um espaço democrático para o diálogo social.
O caminho a seguir
A II Conferência Nacional do Trabalho não apenas consolidou um espaço de escuta e negociação, mas também ressaltou a importância do compromisso contínuo de todos os envolvidos. O desafio de construir um diálogo social efetivo permanece, e a Fesmig continua firme em sua missão de representar os interesses dos servidores públicos e avançar em prol de melhores condições de trabalho.
O presidente Hely Aires ressalta que a participação da classe de trabalhadores e da classe patronal com governo foi fundamental para a aprovação das demandas. “Claro que teremos uma grande construção em cima do que foi aprovado na II Conferência do Trabalho, porém um grande passo foi dado nos dois dias de debates, sem dúvida foi um marco no diálogo social”, concluiu o presidente Hely Aires.

Fonte: Federação dos Servidores Públicos Municipais e Estaduais de Minas Gerais - Fesmig
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB leva defesa da democracia e dos direitos sociais à mobilização em Buenos Aires (3217 views • 24/09/2026)
02
Tesouraço de Flávio se inspira em Milei, que levou à falência mais de 32 mil empresas (3180 views • 13/10/2026)
03
CSPB e NCST reforçam protagonismo sindical no debate sobre reforma (3057 views • 29/09/2026)
04
Site revela escândalo envolvendo Flávio Bolsonaro, orgias, presentes caros e lobby (2896 views • 01/10/2026)
05
CSPB participa de encontro internacional e destaca luta permanente em defesa da Previdência Social (2894 views • 25/09/2026)
06
Flávio Bolsonaro planeja desmonte do Itamaraty inspirado em Marco Rubio (2768 views • 02/10/2026)
07
Flávio Bolsonaro se diz contra o fim das bets e critica Lula (2713 views • 24/09/2026)
08
Decisões do TSE são mais rápidas para Flávio; pedidos de Lula são travados (2673 views • 14/10/2026)
09
Lula cobra Flávio sobre fim da escala 6×1 e diz que \'máscara vai cair\' (2611 views • 08/10/2026)
10