Notícias nos Estados
Publicado: 3/03/2026 | 05:34
SP: Fessp-Esp atua como interessada em inquérito sobre contaminação
.jpg)
“A exposição à água possivelmente contaminada, proveniente de poços artesianos, representa uma ameaça ocupacional severa pra quem trabalha no local diariamente”, aponta o diretor de Saúde e Segurança no Trabalho da Fessp-Esp
.jpg)
A Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos no Estado de São Paulo - Fessp-Esp deu um importante e decisivo passo na proteção da integridade física dos Servidores Públicos Estaduais e na preservação ambiental. O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) deferiu pedido de habilitação do diretor de Saúde e Segurança no Trabalho, Magno Alexandre Cirino, como terceiro interessado na Notícia de Fato nº 2447.0001713/2025.
Esta Notícia de Fato se refere às irregularidades investigadas no Complexo Prisional Campinas/Hortolândia, Interior de São Paulo. De acordo com Magno, há indícios de contaminação da água, falhas no esgotamento sanitário e impacto no ecossistema.
“A exposição à água possivelmente contaminada, proveniente de poços artesianos, representa uma ameaça ocupacional severa pra quem trabalha no local diariamente”, aponta o diretor de Saúde e Segurança no Trabalho da Fessp-Esp.
“Recebemos também relatos de falhas graves nas lagoas de estabilização de esgoto do complexo. Existe ainda o risco iminente de contaminação do lençol freático, que podem ocasionar em danos irreversíveis à biodiversidade da região”, prossegue Magno Cirino.
A Promotora de Justiça de Campinas, Dra. Luciana Ribeiro Guimarães, deferiu que a Federação agora tenha acesso integral aos autos, subsídios técnicos para apresentar documentos e pareceres e o monitoramento direto do processo.
“A saúde do Servidor Público é inegociável. Não podemos permitir que o ambiente de trabalho se torne um foco de doenças por má gestão ambiental ou negligência com o saneamento básico”, completa o diretor Magno.
A decisão, assinada em 24 de fevereiro, reforça o papel da Federação na defesa dos direitos dos Servidores, do patrimônio público e ambiental.
Fonte: Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos no Estado de São Paulo - Fessp-Esp
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB leva defesa da democracia e dos direitos sociais à mobilização em Buenos Aires (3215 views • 24/09/2026)
02
Tesouraço de Flávio se inspira em Milei, que levou à falência mais de 32 mil empresas (3171 views • 13/10/2026)
03
CSPB e NCST reforçam protagonismo sindical no debate sobre reforma (3053 views • 29/09/2026)
04
Site revela escândalo envolvendo Flávio Bolsonaro, orgias, presentes caros e lobby (2892 views • 01/10/2026)
05
CSPB participa de encontro internacional e destaca luta permanente em defesa da Previdência Social (2889 views • 25/09/2026)
06
Flávio Bolsonaro planeja desmonte do Itamaraty inspirado em Marco Rubio (2767 views • 02/10/2026)
07
Flávio Bolsonaro se diz contra o fim das bets e critica Lula (2711 views • 24/09/2026)
08
Decisões do TSE são mais rápidas para Flávio; pedidos de Lula são travados (2662 views • 14/10/2026)
09
Lula cobra Flávio sobre fim da escala 6×1 e diz que \'máscara vai cair\' (2608 views • 08/10/2026)
10