Notícias
Publicado: 27/02/2026 | 05:52
Brasil promulga protocolo da OIT e amplia combate ao trabalho forçado

Com o Decreto nº 12.857, País oficializa adesão ao documento que reforça a proteção às vítimas, prevê punições severas e moderniza ações contra exploração
por Barbara Luz
O Brasil deu um passo muito importante para proteger trabalhadores ao publicar, no Diário Oficial da União, o Decreto nº 12.857. Esse decreto põe em prática o Protocolo de 2014 da Convenção nº 29 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que trata do combate ao trabalho forçado. Isso inclui enfrentar problemas graves como o tráfico de pessoas, a servidão por dívida e outras formas modernas de exploração.
A decisão foi assinada pelo vice-presidente em exercício, Geraldo Alckmin, e pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Com essa medida, o Brasil reforça seu compromisso com os direitos humanos e com o trabalho decente — mostrando que quer avançar na proteção das pessoas mais vulneráveis.
Leia também: Brasil alcança melhor resultado contra trabalho infantil em 8 anos
O protocolo econhece que o trabalho forçado é uma violação que fere a dignidade de “milhões de mulheres, homens, meninas e meninos”, contribuindo para a perpetuação da pobreza e impedindo o acesso ao trabalho digno — um diagnóstico que reflete desafios brasileiros recentes, especialmente após o agravamento das desigualdades.
Além disso, o documento incorpora a perspectiva de gênero ao admitir a maior vulnerabilidade de mulheres e meninas e define medidas específicas de proteção a crianças, reforçando o caráter social e humanitário do compromisso. Além disso, sublinha ainda que novas dinâmicas de exploração — como o tráfico de pessoas, a servidão por dívida e abusos no recrutamento de migrantes — exigem respostas urgentes, integradas e firmes.
Leia também: Lula defende redução da jornada de trabalho e celebra isenção do IR
Entre as diretrizes obrigatórias, o Brasil passa a se comprometer a prevenir e eliminar o trabalho forçado, garantir acesso à justiça e reparação às vítimas, aplicar sanções aos responsáveis, desenvolver políticas nacionais em diálogo com organizações de trabalhadores e empregadores, promover campanhas educativas e assegurar que nenhuma vítima seja criminalizada por atos cometidos sob coerção.
Ao aderir plenamente ao protocolo, o país reafirma sua responsabilidade internacional e sua vocação histórica de defesa da democracia, da justiça social e dos direitos fundamentais. A medida também fortalece a atuação do Estado na erradicação de violações e coloca o Brasil novamente entre as nações que lideram a promoção dos direitos trabalhistas no cenário global.
Fonte: Portal Vermelho com informações do Governo Federal
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB reforça mobilização nacional para garantir a implementação da Lei do Descongela em audiência pública na Câmara (5427 views • 05/08/2026)
02
CSPB denuncia sabotagem e tomará providências após retirada do PL 1893/2026 da pauta da Câmara (4470 views • 12/08/2026)
03
CSPB celebra vinculação do Sindsprev-RJ e amplia força na defesa dos serviços públicos (4459 views • 13/08/2026)
04
CSPB reforça articulação nacional em encontro do Instituto Servir Brasil para avançar negociação coletiva no serviço público (4438 views • 06/08/2026)
05
CSPB apoia ‘Observatório da Lei do Descongela’ e reforça parceria com a Deputada Luciene Cavalcante em defesa dos servidores públicos (4339 views • 06/08/2026)
06
CSPB une forças pelo fim da contribuição previdenciária de aposentados e reafirma apoio à ‘Carta de Brasília’ (4246 views • 14/08/2026)
07
SC: No II Encontro Jurídico da NCST-SC e Fetramesc, CSPB destaca Negociação Coletiva e atuação sindical (4243 views • 17/08/2026)
08
CSPB e Centrais Sindicais avançam no diálogo com o PL para destravar votação do PL 1893/2026 (4211 views • 20/08/2026)
09
Movimentos preparam o 30/8, Dia Nacional de Mobilização pelo Fim da Escala 6×1 (3960 views • 19/08/2026)
10