Notícias nos Estados
Publicado: 6/11/2025 | 06:11
SC: Fetramesc e CSPB fortalecem articulação nacional contra a PEC 38/2025

O encontro reforçou o trabalho conjunto das entidades em defesa do serviço público e contra os retrocessos previstos na PEC 38/2025, que representa um grave risco à autonomia dos entes federativos e aos direitos dos servidores.

Uma importante reunião online de articulação entre a diretoria da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado de Santa Catarina - Fetramesc e a diretora de Assuntos da Área Municipal da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), Cristina Helena Silva Gomes, foi realizada na tarde desta quarta-feira, 5 de novembro.
O encontro reforçou o trabalho conjunto das entidades em defesa do serviço público e contra os retrocessos previstos na PEC 38/2025, que representa um grave risco à autonomia dos entes federativos e aos direitos dos servidores.
Durante a reunião, o presidente da Fetramesc, Orlando Soares Filho, fez um relato detalhado sobre a atuação da federação em Brasília na última semana, quando foi entregue ao deputado federal Fabio Schiochet o documento elaborado pela Fetramesc sobre os impactos da PEC. Segundo ele, a ação foi “extremamente importante e contribuiu para enfraquecer o avanço da proposta naquele momento”, demonstrando o papel ativo da Festramesc na articulação nacional.
Cristina Helena destacou a relevância dessa mobilização e ressaltou o reconhecimento da CSPB ao trabalho desenvolvido pela Fetramesc em Santa Catarina.
“A Fetramesc realiza um trabalho muito diferenciado em nível nacional, com forte atuação junto aos sindicatos municipais. É uma referência para nós na CSPB”, afirmou.
A dirigente também observou que não esperava que o tema da PEC 38 “baixasse a poeira tão rapidamente”, relembrando que o processo de conscientização sobre a antiga PEC 32 levou meses de atuação junto às bases.
“As bases começaram a entender o que era a PEC 32 depois de muito tempo. Por isso, não podemos deixar a PEC 38 cair no esquecimento. A qualquer momento ela pode voltar à pauta”, alertou Cristina.
Ela informou que a CSPB iniciará uma mobilização nacional junto às centrais em São Paulo, com materiais explicativos sobre “os direitos que o servidor pode perder com a PEC 38”. A proposta é que o mesmo trabalho seja replicado nos estados, em parceria com as 40 federações filiadas à CSPB, culminando no “Dia D” da grande mobilização, marcado para o dia 29 de novembro.
Cristina reforçou que a luta precisa continuar de forma permanente. “Isso vai parar por um momento, mas não podemos deixar no esquecimento. Este ano ainda precisamos trabalhar esse tema. A mobilização deve ser constante, e voltaremos com força no ano que vem”.
Durante a reunião, Soares Filho apresentou o material produzido pela Fetramesc, do “Marco Regulatório das Relações de Trabalho no Setor Público” e o “Planejamento Fetramesc – Fortalecendo a Negociação Coletiva no Setor Público” — como instrumentos estratégicos de articulação em todo o estado.
A diretora da CSPB parabenizou pelo material e se colocou à disposição para fortalecer as ações conjuntas com a Fetramesc, destacando a importância de conscientizar a categoria sobre os riscos e ameaças à categoria e a manter o engajamento das entidades municipais.
Cristina também afirmou que sugerirá à CSPB que todas as federações estaduais acolham a proposta de continuidade da mobilização. “É na insistência e na persistência que a gente vence a luta”, concluiu a diretora.
Fonte: Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado de Santa Catarina - Fetramesc
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB participa de reunião extraordinária do Instituto Servir Brasil e reforça unidade pela aprovação do PL 1893/2026 (5762 views • 07/07/2026)
02
CSPB intensifica articulação para construir consenso e viabilizar aprovação da negociação coletiva no serviço público (5428 views • 10/07/2026)
03
CSPB celebra avanço histórico da negociação coletiva e convoca mobilização nacional pela aprovação do PL 1893/2026 (4994 views • 02/07/2026)
04
CSPB repudia perseguição a dirigentes sindicais e anuncia reação política e jurídica em defesa da liberdade sindical (4886 views • 15/07/2026)
05
CSPB lança ‘Carta de Compromisso 2026’ para pautar a defesa do serviço público nas eleições (4791 views • 09/07/2026)
06
CSPB reforça articulação por consenso para viabilizar aprovação do PL da Negociação Coletiva (4712 views • 08/07/2026)
07
FMI reconhece fracasso das privatizações e aponta nova onda estatal (4621 views • 01/07/2026)
08
CSPB fortalece cooperação internacional em missão da CLATE junto à Federação Russa de Sindicatos Independentes (4466 views • 19/06/2026)
09
CSPB e Sindfazenda reforçam parceria em defesa dos servidores públicos e da negociação coletiva (4370 views • 02/07/2026)
10