Notícias nos Estados
Publicado: 28/10/2025 | 05:29
SC: Fetramesc destaca vitória do Sindicato dos Servidores Públicos de São Bento do Sul com retirada do PL 135/2025
.jpg)
A Fetramesc celebra a importante vitória dos servidores públicos de São Bento do Sul e região, que conquistaram a retirada do Projeto de Lei nº 135/2025, que pretendia reduzir as férias dos professores municipais.
.jpg)
A Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado de Santa Catarina (Fetramesc) celebra a importante vitória dos servidores públicos de São Bento do Sul e região, que conquistaram a retirada do Projeto de Lei nº 135/2025, que pretendia reduzir as férias dos professores municipais.
A mobilização foi liderada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Bento do Sul e Região, entidade filiada à federação, e contou com forte adesão da categoria e articulação política com o Legislativo municipal.
Assim que tomou conhecimento do projeto, o sindicato mobilizou professores e professoras para se posicionarem contrários à proposta e buscou os vereadores, apresentando argumentos jurídicos consistentes para barrar o retrocesso. O recado foi claro: direitos conquistados com luta não seriam retirados.
A receptividade dos vereadores foi fundamental para o desfecho positivo. Em reunião com a direção sindical, os parlamentares manifestaram apoio à rejeição do projeto e se posicionaram ao lado da categoria. A atuação do Legislativo foi determinante para que, na última semana, o prefeito municipal anunciasse a retirada do PL 135/2025.
O sindicato agradeceu o apoio dos vereadores, liderados pelo presidente da Câmara, Gilmar Pollum, e destacou que essa foi uma vitória construída com unidade: professores mobilizados, sindicato atuante e Legislativo aliado.
Federação reforça a importância da mobilização coletiva
Para a Fetramesc, o episódio reafirma a força da organização sindical no serviço público.
“Quando os servidores estão organizados e mobilizados, conseguem defender seus direitos com firmeza. Parabenizamos os professores e professoras, o sindicato de base e os vereadores que se posicionaram ao lado dos trabalhadores”, destaca o presidente da Fetramesc, Orlando Soares Filho.
O sindicato ressaltou ainda, em nota que enviou a toda imprensa, que sempre manteve uma postura respeitosa com o Executivo Municipal, prezando pelo diálogo institucional, mas sem abrir mão da luta pelos direitos da categoria.
“Parabenizamos o prefeito por ter a sensibilidade de retirar o PL 135/2025. Esperamos sinceramente que o diálogo com o Sindicato possa ser restabelecido, pelo que nos colocamos à inteira disposição para outros assuntos que venham a surgir”, reforçou a direção sindical.
A Fetramesc seguirá acompanhando o caso e reitera seu compromisso com a defesa dos direitos dos servidores públicos municipais de Santa Catarina.
Fonte: Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado de Santa Catarina - Festramesc
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB participa de reunião extraordinária do Instituto Servir Brasil e reforça unidade pela aprovação do PL 1893/2026 (5762 views • 07/07/2026)
02
CSPB intensifica articulação para construir consenso e viabilizar aprovação da negociação coletiva no serviço público (5428 views • 10/07/2026)
03
CSPB celebra avanço histórico da negociação coletiva e convoca mobilização nacional pela aprovação do PL 1893/2026 (4994 views • 02/07/2026)
04
CSPB repudia perseguição a dirigentes sindicais e anuncia reação política e jurídica em defesa da liberdade sindical (4886 views • 15/07/2026)
05
CSPB lança ‘Carta de Compromisso 2026’ para pautar a defesa do serviço público nas eleições (4791 views • 09/07/2026)
06
CSPB reforça articulação por consenso para viabilizar aprovação do PL da Negociação Coletiva (4712 views • 08/07/2026)
07
FMI reconhece fracasso das privatizações e aponta nova onda estatal (4621 views • 01/07/2026)
08
CSPB fortalece cooperação internacional em missão da CLATE junto à Federação Russa de Sindicatos Independentes (4466 views • 19/06/2026)
09
CSPB e Sindfazenda reforçam parceria em defesa dos servidores públicos e da negociação coletiva (4370 views • 02/07/2026)
10