Destaques, Notícias
Publicado: 13/08/2025 | 06:02
CSPB fortalece agenda do serviço público no 6º Congresso da CTB
.jpg)
Dirigentes da Confederação emplacam resoluções em defesa dos servidores e celebram recondução de Adilson Araújo à presidência da Central
Dirigentes da Confederação emplacam resoluções em defesa dos servidores e celebram recondução de Adilson Araújo à presidência da Central
A Confederação dos Servidores Públicos do Brasil - CSPB marcou presença de destaque no 6º Congresso da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), realizado entre os dias 7 e 9 de agosto, assegurando o compromisso com importantes resoluções em prol dos trabalhadores do setor público. Além da forte representação na nova diretoria executiva da CTB, a CSPB conseguiu incluir na pauta da Central agendas estratégicas, como a defesa do Marco Regulatório das Relações de Trabalho no Setor Público (MRSP), a regulamentação da Convenção 151 da OIT, que garante direitos sindicais aos servidores entre outras importantes resoluções. O 6º Congresso da CTB também confirmou a reeleição de Adilson Araujo como presidente da entidade e diversos dirigentes da CSPB no novo quadro diretivo da Central Sindical.
O presidente da CSPB, João Domingos Gomes dos Santos, que participou da cerimônia de abertura do Congresso (assista AQUI), celebrou os resultados: "Foi um congresso histórico para os servidores públicos. Conseguimos fortalecer nossas bandeiras junto à CTB, com destaque para o MRSP e a luta contra retrocessos previdenciários. Além disso, a recondução do companheiro Adilson Araújo representa o fortalecimento da nossa unidade na defesa dos trabalhadores".
.jpg)
Resoluções aprovadas por incentivo da CSPB
Entre outras importantes intervenções, destacam-se:
- Defesa da Convenção 151 da OIT: que regulamenta o direito à greve, a licença sindical e os acordos coletivos;
- Apoio ao MRSP: Marco Regulatório que organiza as relações de trabalho no serviço público, construído pelas Centrais Sindicais que se organizam na base da CSPB;
- Unicidade sindical: combate a fragmentações, especialmente em bases municipais;
- Apoio a ações no STF: como a ADPF 1068 (que transfere para a Justiça do Trabalho processos de servidores) e a ADPF 6254 (contra impactos da reforma previdenciária de Bolsonaro, sobretudo para mulheres);
- Enfrentamento à reforma administrativa: "Se houver mudanças, que sejam para ampliar direitos, não para retirá-los, como quer a extrema direita", ressaltou João Paulo Ribeiro ‘JP’, diretor de Relações Institucionais da CSPB.
CTB reafirma luta por democracia e socialismo

O congresso, que reuniu 858 delegados em Salvador (BA), aprovou um plano de lutas com foco em soberania nacional, justiça tributária e redução da jornada de trabalho. Adilson Araújo destacou: "Nosso mandato será de transição, com o ideal socialista como horizonte".
A CSPB também consolidou sua atuação internacional com a cooperação da CTB, apoiando o 1º Congresso de Afrodescendentes (previsto para novembro/2025 no Brasil) e o Fórum da UIS-SP (outubro/2025, no Rio). "Estamos fortalecendo a rede global em defesa dos servidores", afirmou JP.
Com as resoluções aprovadas e com forte participação no quadro de dirigentes da nova gestão da CTB, a CSPB reforça seu papel como voz ativa dos servidores na Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil e no movimento sindical, em um período histórico marcado por grandes desafios para a preservação dos direitos trabalhistas e a proteção da democracia.
Clique AQUI acesse mais fotos do 6º Congresso Nacional da CTB
Secom/CSPB
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
Celebração ao Dia do Trabalhador na Câmara reforça unidade e mobilização no Congresso com foco em conquistas históricas (6523 views • 06/05/2026)
02
CSPB participa de reuniões estratégicas sobre o PL da Negociação Coletiva e reforça construção conjunta com relator André Figueiredo (6002 views • 07/05/2026)
03
Câmara aprova fim da escala 6x1 e CSPB reforça mobilização por vitória histórica no Senado (5517 views • 28/05/2026)
04
CSPB reforça protagonismo nacional na construção do PL da Negociação Coletiva e amplia articulação política em defesa dos servidores públicos (5304 views • 15/05/2026)
05
CSPB reforça apoio à Carreira Finalística do MTE e defende fortalecimento da mediação das relações de trabalho no Brasil (5173 views • 20/05/2026)
06
Ministério da Justiça convida servidores a participarem de pesquisa sobre gênero na Segurança Pública (5120 views • 12/05/2026)
07
Servidores endividados exigem mais empenho da classe política para o enfrentamento dessa anomalia social (5040 views • 27/05/2026)
08
CSPB amplia diálogo com o MGI e defende participação das entidades na modernização do serviço público (5008 views • 22/05/2026)
09
Enfermagem em luta: Audiência na Câmara denuncia manobras e cobra implementação real do piso salarial da categoria (4967 views • 13/05/2026)
10