Notícias nos Estados
Publicado: 12/02/2025 | 07:18
SP: Vice-presidente da Fessp-Esp detalha déficit da SPPREV, durante Plenária Estadual

Eduardo Becker apontou o envelhecimento dos servidores como um dos fatores preocupantes para o déficit da SPPREV. “A falta de concursos e novas contratações leva ao envelhecimento da categoria, resultando em mais aposentadorias e impactando o déficit financeiro”, destacou.

Durante a Plenária Estadual do Funcionalismo Público, organizada pela Frente Paulista em Defesa do Serviço Público, o vice-presidente da Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos no Estado de São Paulo - Fessp-Esp, Eduardo Becker, abordou o tema do déficit financeiro da São Paulo Previdência (SPPREV), contando com a presença da diretora Karla.
Becker apontou o envelhecimento dos servidores como um dos fatores preocupantes para o déficit da SPPREV. “A falta de concursos e novas contratações leva ao envelhecimento da categoria, resultando em mais aposentadorias e impactando o déficit financeiro”, destacou.
“A falta de contratações é um problema central. Atualmente, metade dos servidores são estatutários e a outra metade, celetistas, o que afeta diretamente a previdência”, completou.
Outro ponto levantado foi a queda na receita e o aumento das despesas, intensificados desde 2020 com a reforma da Previdência. “Muitos servidores, temendo perder direitos, solicitaram aposentadoria, diminuindo o número de servidores ativos e aumentando o de aposentados, o que fragilizou as finanças da SPPREV”, explicou.
A reforma também foi apontada como afetando desproporcionalmente os servidores civis. “Enquanto os militares contribuem com 11%, os civis contribuem com 16%”, ponderou Becker.
“Os militares representam 19% dos inativos no estado, mas suas despesas correspondem a 28% do total gasto com aposentadorias”, criticou o vice-presidente.
Para Becker, a solução para a SPPREV passa por uma nova gestão que assegure os direitos dos servidores à aposentadoria e a realização de concursos públicos para a contratação de novos servidores.
Apresentação
Clique AQUI e acesse a apresentação exposta pelo vice-presidente da Fessp-Esp, Eduardo Becker.
Fonte: Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos no Estado de São Paulo - Fessp-Esp
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB leva defesa da democracia e dos direitos sociais à mobilização em Buenos Aires (3215 views • 24/09/2026)
02
Tesouraço de Flávio se inspira em Milei, que levou à falência mais de 32 mil empresas (3166 views • 13/10/2026)
03
CSPB e NCST reforçam protagonismo sindical no debate sobre reforma (3053 views • 29/09/2026)
04
CSPB participa de encontro internacional e destaca luta permanente em defesa da Previdência Social (2889 views • 25/09/2026)
05
Site revela escândalo envolvendo Flávio Bolsonaro, orgias, presentes caros e lobby (2889 views • 01/10/2026)
06
Flávio Bolsonaro planeja desmonte do Itamaraty inspirado em Marco Rubio (2765 views • 02/10/2026)
07
Flávio Bolsonaro se diz contra o fim das bets e critica Lula (2710 views • 24/09/2026)
08
Decisões do TSE são mais rápidas para Flávio; pedidos de Lula são travados (2661 views • 14/10/2026)
09
Lula cobra Flávio sobre fim da escala 6×1 e diz que \'máscara vai cair\' (2608 views • 08/10/2026)
10