Notícias nos Estados
Publicado: 15/03/2023 | 07:13
MG: Em nota oficial, SSPMU repudia as inúmeras terceirizações na Prefeitura

Entidade denuncia que várias áreas da administração pública municipal foram terceirizadas na atual gestão da prefeita Elisa Araújo.

Confira, na íntegra, a nota.
NOTA DE REPÚDIO
O SSPMU (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba), através de seu presidente, Martinho Pereira e toda diretoria, vem manifestar repúdio contra as inúmeras terceirizações de serviços públicos que estão ocorrendo na Prefeitura de Uberaba.
Várias áreas da administração pública municipal foram terceirizadas na atual gestão da prefeita Elisa Araújo.
Destacam-se a contratação de empresas para os serviços de vigilância patrimonial, limpeza nas escolas, recepção, jardinagem e, recentemente, para a manutenção das estradas rurais do Município.
A terceirização desvaloriza consideravelmente o servidor público concursado visto que as empresas terceirizadas pagam salários bem maiores aos seus contratados.
Além disso, as terceirizações enfraquecem o IPSERV (Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais) pois impacta diretamente na arrecadação previdenciária.
Se há o compromisso de valorizar o servidor público municipal, porque não melhorar a remuneração dos mesmos ou invés de buscar empresas privadas para realizarem os serviços?
O SSPMU defende a realização de concurso público urgente para suprir a demanda de mão de obra na administração municipal e, ao mesmo tempo, aumentar a contribuição previdenciária do IPSERV.
Presidente Martinho Pereira
Diretoria SSPMU
Gestão 2021-2024
Fonte: Federação Estadual Única, Democrática dos Sindicatos de Servidores, Funcionários Públicos das Câmaras de Vereadores, Fundações, Empresas Públicas, Autarquias e Prefeituras Municipais de Minas Gerais - Feserp/MG
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB participa de reunião extraordinária do Instituto Servir Brasil e reforça unidade pela aprovação do PL 1893/2026 (5791 views • 07/07/2026)
02
CSPB intensifica articulação para construir consenso e viabilizar aprovação da negociação coletiva no serviço público (5461 views • 10/07/2026)
03
CSPB celebra avanço histórico da negociação coletiva e convoca mobilização nacional pela aprovação do PL 1893/2026 (5027 views • 02/07/2026)
04
CSPB repudia perseguição a dirigentes sindicais e anuncia reação política e jurídica em defesa da liberdade sindical (4946 views • 15/07/2026)
05
CSPB lança ‘Carta de Compromisso 2026’ para pautar a defesa do serviço público nas eleições (4828 views • 09/07/2026)
06
CSPB reforça articulação por consenso para viabilizar aprovação do PL da Negociação Coletiva (4743 views • 08/07/2026)
07
Nota Técnica do MPT fortalece atuação dos sindicatos na fiscalização de contratos terceirizados (4665 views • 21/07/2026)
08
FMI reconhece fracasso das privatizações e aponta nova onda estatal (4652 views • 01/07/2026)
09
CSPB amplia articulação política e convoca servidores para audiência pública decisiva sobre a negociação coletiva no serviço público (4607 views • 23/07/2026)
10