Notícias nos Estados
Publicado: 15/03/2023 | 07:14
SP: A Fessp-Esp reitera solicitação de audiência com governador para tratar da pauta dos servidores

Entidade propõe a implantação de Mesa de Negociação Permanente a fim de discutir as demandas do funcionalismo.
Entidade propõe a implantação de Mesa de Negociação Permanente a fim de discutir as demandas do funcionalismo.

O governador de SP, Tarcísio de Freitas, publicou, na última quinta-feira (9), o Decreto 67522/23, que reorganiza a Comissão de Política Salarial (CPS). A CPS será composta por quatro membros titulares (3 secretários de estado e o procurador).
Presidente da Fessp-Esp, Lineu Mazano explica que esse é um modelo praticado desde o governo de José Serra (PSDB).
Na avaliação de Mazano, o Decreto não traz nada inovador. Apenas define no artigo 8º que o secretário de Gestão e Governo Digital é o responsável por conduzir as negociações salariais junto às entidades representativas dos servidores integrantes da administração pública direta e das autarquias.
O dirigente considera importante que se estabeleça critérios, porém reivindica a participação dos servidores. “Se tem essa instância de decisão, no mínimo uma entidade de segundo grau, que é a Federação deve participar para representar os trabalhadores. Por isso, estamos reiterando pela terceira vez, pedido de audiência com o Governador do Estado”.
O objetivo, segundo ele, é encaminhar uma proposta de implantação de Mesa de Negociação Permanente a fim de discutir as demandas do funcionalismo. “Além do reajuste precisamos discutir outras pautas, como a reposição de perdas salariais, a questão do Iamspe, realização de concurso público, entre tantas outras”.
Lineu lamenta a falta de diálogo: “Mais uma vez o governo dá um passo em seu modelo de gestão, sem consultar os representantes dos trabalhadores. Ele já deveria ter nos chamado. Vamos continuar insistindo para nos reunirmos o mais rápido possível”.
Ele completa: “Lembrando que a nossa data-base é 1º de março e ele até agora ainda não fez o anúncio sobre o reajuste. Caso não o faça, estará descumprindo uma norma legal que determinar encaminhar à Alesp o projeto de revisão salarial dos servidores públicos”, finaliza Lineu Mazano
Fonte: Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos no Estado de São Paulo - Fessp-Esp
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB leva defesa da democracia e dos direitos sociais à mobilização em Buenos Aires (3215 views • 24/09/2026)
02
Tesouraço de Flávio se inspira em Milei, que levou à falência mais de 32 mil empresas (3166 views • 13/10/2026)
03
CSPB e NCST reforçam protagonismo sindical no debate sobre reforma (3052 views • 29/09/2026)
04
CSPB participa de encontro internacional e destaca luta permanente em defesa da Previdência Social (2889 views • 25/09/2026)
05
Site revela escândalo envolvendo Flávio Bolsonaro, orgias, presentes caros e lobby (2888 views • 01/10/2026)
06
Flávio Bolsonaro planeja desmonte do Itamaraty inspirado em Marco Rubio (2765 views • 02/10/2026)
07
Flávio Bolsonaro se diz contra o fim das bets e critica Lula (2710 views • 24/09/2026)
08
Decisões do TSE são mais rápidas para Flávio; pedidos de Lula são travados (2659 views • 14/10/2026)
09
Lula cobra Flávio sobre fim da escala 6×1 e diz que \'máscara vai cair\' (2608 views • 08/10/2026)
10