Notícias nos Estados
Publicado: 4/04/2022 | 07:02
MG: Sindiseto e Prefeitura fazem segunda rodada de negociações
.jpg)
Diretores do Sindiseto (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teófilo Otoni) e representantes da Prefeitura (secretarias municipais de Administração, Educação e Fazenda; Departamentos dos Recursos Humanos e da Contabilidade) fizeram, na manhã/tarde desta sexta-feira (primeiro de abril), a segunda rodada de negociações acerca das reivindicações dos servidores de Teófilo Otoni, em greve por direitos básicos há 15 dias.
.jpg)
Diretores do Sindiseto (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teófilo Otoni) e representantes da Prefeitura (secretarias municipais de Administração, Educação e Fazenda; Departamentos dos Recursos Humanos e da Contabilidade) fizeram, na manhã/tarde desta sexta-feira (primeiro de abril), a segunda rodada de negociações acerca das reivindicações dos servidores de Teófilo Otoni, em greve por direitos básicos há 15 dias. Ao contrário do esperado, a Administração Municipal não fez nenhuma proposta – ficou de fazer até, no mais tardar, segunda-feira (4 de abril). “Assim que uma proposta salarial for apresentada, o Sindicato convocará uma assembleia para aprovação ou não. Somente a vontade expressa da categoria nesta assembleia pode finalizar a greve”, avisou o presidente do Sindiseto, Alano Gomes.
Os trabalhadores querem uma reposição salarial que pelo menos atenue as enormes perdas no poder aquisitivo – calculadas em 51, 92%, consequência de seis anos sem a revisão salarial anual, prevista como obrigatória na Constituição. Pendente também está a concessão do reajuste, de 33,24%, no Piso Salarial do Magistério, elevando o valor para R$ 3.845,63 – conforme consta em Portaria Federal publicada no início de fevereiro. O terceiro item da Pauta de Reivindicações já foi conquistado, após a primeira rodada de negociações com a Prefeitura, no último dia 29 de março: a revogação do artigo 2º do Decreto 6.520, (de 9 de maio de 2011), que previa desconto sobre a gratificação, mesmo em caso de faltas justificadas, e na prática, como bem definiu Alano Gomes, “obrigava os servidores da Saúde a trabalharem doente”.
Na reunião, com viés técnico, desta sexta-feira – da qual participaram também os vereadores Professor Felipe Barbosa (PP), Robertinho Crescêncio (PP) e Eliane Moreira “da Assistência Social” (PT) – o Sindicato deixou claro que os trabalhadores precisam urgentemente de um reajuste salarial ( “até mesmo para se alimentarem”, tamanha as dificuldades do dia a dia com os salários atuais) e que a Prefeitura não tem como negar, inclusive legalmente, o pagamento do piso aos professores.
No encontro, foi discutido também um Plano de Carreira para os servidores, que, segundo a Prefeitura, está pronto. “O Sindicato, através do seu representante jurídico Eldbrendo Pereira (que fala também em nome da Feserp-MG), gosta da ideia, desde que a Prefeitura apresente uma alternativa para pagar aos servidores uma revisão salarial, abono ou outro tipo de valorização até que este Plano de Carreira seja discutido pela categoria e aprovado”, relatou Alano Gomes, que se fez acompanhar na reunião pelos colegas de diretoria Damares Rodrigues, José de Souza Neto e Luzia Marques.
Alano Gomes informou ainda que nenhuma punição será aplicada aos grevistas. “É uma garantia da Administração Municipal, e uma prova de que os representantes da Prefeitura sabem que as reivindicações dos servidores são justas”, constatou o presidente do Sindiseto.
Durante todo o período da reunião servidores em greve permaneceram em vigília – primeiro em frente à Prefeitura, e depois na porta do CAIC, onde funciona a Secretaria Municipal de Educação.
Fonte: Federação Estadual Única, Democrática dos Sindicatos de Servidores, Funcionários Públicos das Câmaras de Vereadores, Fundações, Empresas Públicas, Autarquias e Prefeituras Municipais de Minas Gerais - Feserp-MG
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB participa de reunião extraordinária do Instituto Servir Brasil e reforça unidade pela aprovação do PL 1893/2026 (5791 views • 07/07/2026)
02
CSPB intensifica articulação para construir consenso e viabilizar aprovação da negociação coletiva no serviço público (5461 views • 10/07/2026)
03
CSPB celebra avanço histórico da negociação coletiva e convoca mobilização nacional pela aprovação do PL 1893/2026 (5025 views • 02/07/2026)
04
CSPB repudia perseguição a dirigentes sindicais e anuncia reação política e jurídica em defesa da liberdade sindical (4946 views • 15/07/2026)
05
CSPB lança ‘Carta de Compromisso 2026’ para pautar a defesa do serviço público nas eleições (4824 views • 09/07/2026)
06
CSPB reforça articulação por consenso para viabilizar aprovação do PL da Negociação Coletiva (4742 views • 08/07/2026)
07
FMI reconhece fracasso das privatizações e aponta nova onda estatal (4652 views • 01/07/2026)
08
Nota Técnica do MPT fortalece atuação dos sindicatos na fiscalização de contratos terceirizados (4651 views • 21/07/2026)
09
CSPB e Sindfazenda reforçam parceria em defesa dos servidores públicos e da negociação coletiva (4397 views • 02/07/2026)
10