Notícias nos Estados
Publicado: 20/08/2021 | 08:33
MA: Sindjus participa de Ato das Centrais Sindicais contra a Reforma Administrativa
.jpg)
O Ato foi realizado na Praça Deodoro, no Centro Histórico de São Luís, como parte das ações organizadas pelo Fórum dos Servidores Públicos das Centrais Sindicais em defesa do Serviço Público Brasileiro e para pressionar o Congresso Nacional a votar contra a PEC 32. As lideranças sindicais discursaram para servidores que reuniram-se em frente a Biblioteca Central.
Diretores do Sindjus-MA participaram na tarde desta quarta-feira (18) do Ato Público em apoio à Paralisação Nacional do Setor Público contra a PEC 32, a Reforma Administrativa que tramita no Congresso Nacional. O Ato foi realizado na Praça Deodoro, no Centro Histórico de São Luís, como parte das ações organizadas pelo Fórum dos Servidores Públicos das Centrais Sindicais em defesa do Serviço Público Brasileiro e para pressionar o Congresso Nacional a votar contra a PEC 32. As lideranças sindicais discursaram para servidores que reuniram-se em frente a Biblioteca Central.
Para o presidente do Sindjus-MA, George Ferreira, é necessário que a opinião pública perceba que a Reforma Administrativa defendida pelo Governo Federal vai prejudicar diretamente a maioria da população que não tem dinheiro para acessar ensino de qualidade, atendimento médico ou à Justiça.
“Barrar essa Reforma Administrativa não é uma necessidade dos servidores públicos, é importante para o País. Ela representa a destruição das políticas de educação, saúde e sociais destinadas a maioria pobre da população brasileira. É um duro golpe no já combalido povo brasileiro. Se aprovada, em breve, voltaremos a observar taxas de analfabetismo e mortalidade infantil semelhantes às dos anos 80”, afirmou.
O vice-presidente do Sindjus-MA, Fagner Damasceno, explicou que o Ato em São Luís foi uma primeira ação integrada definida, nacionalmente, pelas Centrais Sindicais, que reúnem entidades representativas dos servidores públicos de todo o país, de todos os Poderes, e das três esferas: municipal, estadual e federal. “Tivemos um evento nacional este mês e ficou definido que hoje seria o primeiro ato simultâneo, em todas as capitais, em a defesa do serviço público, contra o desmonte promovido pelo Governo Federal”.
Fagner Damasceno fez uso do microfone para afirmar que a Reforma Administrativa significa um retrocesso. “A PEC 32, se aprovada, será a legalização do apadrinhamento político no Serviço Público Brasileiro, legalização do ‘quem indica’, ou seja, o critério político, em oposição ao critério técnico, que o concurso público representa, voltará a ditar o ingresso nos cargos públicos”, alertou.
O Diretor Financeiro do Sindjus-MA, Márcio Luís Andrade, que também esteve na Praça Deodoro, lembrou que, em sua trajetória, o Sindjus-MA foi às ruas diversas vezes para defender os direitos do servidor público, especialmente, do servidor da Justiça do Maranhão. “Logo nas primeiras lutas, o que nós defendíamos, lá atrás, no início, quando enfrentamos o Tribunal de Justiça, já foi a preservação do concurso público, e nós conseguimos a realização de um grande concurso público. Hoje, nós estamos reafirmando esse compromisso com o concurso público, que valoriza o serviço público em respeito ao cidadão, porque ele precisa ter os mais qualificados profissionais dentro do serviço público para lhe atender da melhor forma possível”, afirmou.
Também presente no Ato, o diretor de Esportes do Sindjus-MA, Marcos Gílson Araújo, disse que o objetivo foi manifestar a insatisfação dos servidores públicos em relação às PEC 32. “Os defensores da Reforma Administrativa querem indicar os seus, colocar através de pura e simples nomeação e negar a oportunidade de a Sociedade participar de um concurso público”, lamentou.
O Senador Weverton Rocha (PDT) marcou presença e manifestou apoio aos servidores e contra a Reforma Administrativa. O Senador classificou a agenda dos servidores contra a PEC 32 como uma “agenda do bom senso”. E citou Leonel Brizola: “Na dúvida, fique do lado do trabalhador”.
O Fórum dos Servidores Públicos das Centrais Sindicais reúne entidades, como CUT, CSP-CONLUTAS, CTB, PÚBLICA, CGTB, UGT, Força Sindical, Intersindical (Central da Classe Trabalhadora), CSB, Intersindical (Instrumento de Luta e Organização da Classe Trabalhadora) e NCST (Nova Central Sindical) que enviaram representantes ao Ato na Praça Deodoro.
Fonte: Sindicato dos Servidores da Justiça do Maranhão - Sindjus/MA
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB participa de reunião extraordinária do Instituto Servir Brasil e reforça unidade pela aprovação do PL 1893/2026 (5780 views • 07/07/2026)
02
CSPB intensifica articulação para construir consenso e viabilizar aprovação da negociação coletiva no serviço público (5452 views • 10/07/2026)
03
CSPB celebra avanço histórico da negociação coletiva e convoca mobilização nacional pela aprovação do PL 1893/2026 (5015 views • 02/07/2026)
04
CSPB repudia perseguição a dirigentes sindicais e anuncia reação política e jurídica em defesa da liberdade sindical (4930 views • 15/07/2026)
05
CSPB lança ‘Carta de Compromisso 2026’ para pautar a defesa do serviço público nas eleições (4813 views • 09/07/2026)
06
CSPB reforça articulação por consenso para viabilizar aprovação do PL da Negociação Coletiva (4728 views • 08/07/2026)
07
FMI reconhece fracasso das privatizações e aponta nova onda estatal (4644 views • 01/07/2026)
08
CSPB e Sindfazenda reforçam parceria em defesa dos servidores públicos e da negociação coletiva (4391 views • 02/07/2026)
09
Nota Técnica do MPT fortalece atuação dos sindicatos na fiscalização de contratos terceirizados (4324 views • 21/07/2026)
10