Notícias nos Estados
Publicado: 7/04/2021 | 10:18
MG: Círculos de construção da paz é tema de palestra ministrada por diretora do SindsempMG

Diretora de Formação Política e Sindical apresentou aula sobre métodos de construção de paz no último dia 29 de março
Diretora de Formação Política e Sindical apresentou aula sobre métodos de construção de paz no último dia 29 de março

Convidada para falar aos alunos do curso de farmácia da Universidade Federal de São João Del Rei, a diretora do SINDSEMPMG, Fanny Melo, apresentou o tema “Círculos de construção da paz” em palestra aberta a toda a sociedade.
O tema abordado é uma forma de estabelecer uma conexão profunda entre as pessoas, explorar as diferenças no lugar de exterminá-las e ofertar a todos igual e voluntária oportunidade de participar, de falar e ser ouvido, sem interrupção.
Na oportunidade, a palestrante discorreu sobre as origens ancestrais do método e apresentou sua conceituação moderna, a partir da abordagem defendida pela estudiosa americana Kay Pranis e sua aplicação na sociedade contemporânea.
Para Fanny, “‘Círculos de construção de paz’ é uma metodologia e um instrumento de trabalho a ser aplicado tanto em processos simples, que vão desde um diálogo em nossos espaços de convivência, quanto complexos, em situações de conflito, agindo para restaurar um ambiente propício ao entendimento e construção de relações saudáveis entre os envolvidos”.
A Diretora também agradeceu ao SindsempMG pela oportunidade de desenvolver a consciência coletiva e a responsabilidade de se engajar e buscar as mudanças para a construção de uma sociedade melhor e mais justa: “Foi nessa instituição que eu comecei a enxergar o papel do todo, o nosso papel maior enquanto protagonistas das mudanças que a gente deseja ver na sociedade. A conseguir entender melhor o tamanho da nossa desigualdade e os mecanismos que nós temos também para fazer essas transformações”.
Acesse AQUI a íntegra da palestra.
Clique AQUI e abeixe os slides do evento
Fonte: Assessoria de Comunicação do SindsempMG
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB participa de reunião extraordinária do Instituto Servir Brasil e reforça unidade pela aprovação do PL 1893/2026 (5791 views • 07/07/2026)
02
CSPB intensifica articulação para construir consenso e viabilizar aprovação da negociação coletiva no serviço público (5461 views • 10/07/2026)
03
CSPB celebra avanço histórico da negociação coletiva e convoca mobilização nacional pela aprovação do PL 1893/2026 (5025 views • 02/07/2026)
04
CSPB repudia perseguição a dirigentes sindicais e anuncia reação política e jurídica em defesa da liberdade sindical (4945 views • 15/07/2026)
05
CSPB lança ‘Carta de Compromisso 2026’ para pautar a defesa do serviço público nas eleições (4823 views • 09/07/2026)
06
CSPB reforça articulação por consenso para viabilizar aprovação do PL da Negociação Coletiva (4742 views • 08/07/2026)
07
FMI reconhece fracasso das privatizações e aponta nova onda estatal (4652 views • 01/07/2026)
08
Nota Técnica do MPT fortalece atuação dos sindicatos na fiscalização de contratos terceirizados (4648 views • 21/07/2026)
09
CSPB e Sindfazenda reforçam parceria em defesa dos servidores públicos e da negociação coletiva (4397 views • 02/07/2026)
10