Notícias nos Estados
Publicado: 9/12/2020 | 10:59
MG: Entidades Sindicais e Coren-MG realizarão ato online do 'Dia D' do Piso da Enfermagem

Entidades sindicais representativas da Enfermagem e o Coren-MG formam a comissão organizadora e optaram por um ato online, motivados pelo alto números de infectados e suspeitos de Covid-19 em todo o estado. A intenção é agir de forma segura, prezando pela saúde e segurança de todos.

Na última segunda-feira, 7, foi definido pela Comissão que organiza o “Dia D do Piso da Enfermagem”, o adiamento do ato público que aconteceria na quinta-feira (10 de dezembro), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.
Entidades sindicais representativas da Enfermagem e o Coren-MG formam a comissão organizadora e optaram por um ato online, motivados pelo alto números de infectados e suspeitos de Covid-19 em todo o estado. A intenção é agir de forma segura, prezando pela saúde e segurança de todos. Portanto, na próxima quinta-feira, 10 de dezembro, às 10 horas da manhã, a comissão convoca enfermeiros e enfermeiras, demais profissionais da saúde e simpatizantes do movimento para o envio de fotos e o uso da hashtag #CrieOPisodaEnfermagem.
Participante ativa na comissão e no movimento sindical, Deise Medeiros, que é diretora de Saúde do Sinserpu-JF, diretora de Saúde da Feserp Minas e secretária de Saúde da CSB- MG, falou sobre a causa e o motivo da decisão: “Penso se tratar de uma causa importantíssima para os profissionais de enfermagem, entretanto neste momento é preciso ter clareza e entender que se trata da saúde das pessoas. O aumento dos casos de Covid na cidade levam a esta decisão, tomada em conjunto com as demais entidades. O Sinserpu sempre esteve preocupado com a manutenção da saúde das pessoas e agora não seria diferente! A saúde pede socorro e o covid não pode esperar! Estamos em alarme máximo por conta das contaminações e, por isso, não podíamos manter o ato. Seria uma enorme irresponsabilidade! Somos saúde e sempre seremos! Juntos sempre somos mais fortes!”.
Confira na íntegra a nota da comissão organizadora:
“NOTA SOBRE O ATO DO “DIA D/DO PISO DA ENFERMAGEM
Ato presencial é adiado em decorrência da pandemia e do surto entre lideranças do Movimento, mas permanecem ações digitais.
A Comissão de organização do “Dia D/do Piso da Enfermagem”, composta por entidades sindicais representativas da Enfermagem e pelo Coren-MG, comunica o adiamento do ato público do “DIA D”, que aconteceria na próxima quinta-feira, 10 de dezembro, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.
Essa decisão, que já vinha sido considerada, se tornou iminente com o resultado de que diversas pessoas entre lideranças e participantes foram contaminados e outros integrantes estão em fase de testes. Diante dessa total insegurança, afirmamos que o momento deixa de ser propício a realização do ato presencial com pessoas de diversas regiões do estado, em que os índices de contaminação cresceram muito.
Vale ressaltar que ao iniciar os chamamentos para o “Dia D”, os índices pandêmicos estavam com níveis baixos de contaminação. Agora, no entanto, precisamos reforçar o respeito às diretrizes de distanciamento/isolamento social, mantendo a segurança de todos.
Mas a luta não pode parar, por isso informamos que o ato será realizado de maneira digital, o que ainda está sendo debatido. Sendo assim, além de manter a pressão na próxima quinta-feira, 10 de dezembro, às 10 horas da manhã, com o envio de fotos e o uso da hashtag #CrieOPisodaEnfermagem, comunicaremos ainda outras ações para além do dia 10.
Agradecemos a compreensão de todos e continuamos, juntos, na luta por melhores condições de trabalho para a Enfermagem Mineira.
#CrieOPisoDaEnfermagem
COMISSÃO ORGANIZADORA DO “DIA D/DO PISO DA ENFERMAGEM”:
– Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (Coren-MG)
– Sindicato dos Enfermeiros de Minas Gerais (SEEMG)
– Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde de Minas Gerais (SIND-SAÚDE)
– Sindicato dos Servidores Públicos de Juiz de Fora (SINSERPU-JF)
– Sindicato dos Trabalhadores dos Hospitais Laboratórios e Consultórios Médicos e Odontológicos de São João Del Rei (SINTRAS)
– Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Poços de Caldas e Região (SEESS-POÇOS DE CALDAS)
– Sindicato dos Funcionários da Prefeitura Municipal de Varginha-MG, das Autarquias e das Fundações Municipais – (SINDSERVA)
– Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Governador Valadares (SIMSEM-GV)
– Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimento de Serviços de Saúde de Governador Valadares (SINDESGV)
– Sindicato dos Trabalhadores em Serviços de Saúde Privados e Filantrópicos de Formiga (SINTESSFOR)”
Fonte: Federação Estadual Única, Democrática dos Sindicatos de Servidores, Funcionários Públicos das Câmaras de Vereadores, Fundações, Empresas Públicas, Autarquias e Prefeituras Municipais de Minas Gerais - Feserp/MG
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB participa de reunião extraordinária do Instituto Servir Brasil e reforça unidade pela aprovação do PL 1893/2026 (5791 views • 07/07/2026)
02
CSPB intensifica articulação para construir consenso e viabilizar aprovação da negociação coletiva no serviço público (5461 views • 10/07/2026)
03
CSPB celebra avanço histórico da negociação coletiva e convoca mobilização nacional pela aprovação do PL 1893/2026 (5025 views • 02/07/2026)
04
CSPB repudia perseguição a dirigentes sindicais e anuncia reação política e jurídica em defesa da liberdade sindical (4945 views • 15/07/2026)
05
CSPB lança ‘Carta de Compromisso 2026’ para pautar a defesa do serviço público nas eleições (4823 views • 09/07/2026)
06
CSPB reforça articulação por consenso para viabilizar aprovação do PL da Negociação Coletiva (4742 views • 08/07/2026)
07
FMI reconhece fracasso das privatizações e aponta nova onda estatal (4652 views • 01/07/2026)
08
Nota Técnica do MPT fortalece atuação dos sindicatos na fiscalização de contratos terceirizados (4648 views • 21/07/2026)
09
CSPB e Sindfazenda reforçam parceria em defesa dos servidores públicos e da negociação coletiva (4397 views • 02/07/2026)
10