Notícias
Publicado: 12/08/2020 | 08:10
Sinditamaraty: Liberdade de expressão dos servidores públicos não pode ser punida

Para o Sinditamaraty, essa discussão é de grande valia, pois, a linha tênue que separa a vida pública e privada dos servidores cada vez mais se afina, considerando, sobretudo, a grande exposição a que as pessoas estão sujeitas com o aumento da presença virtual em redes sociais, em acompanhamento da própria evolução tecnológica e societária.
.jpg)
A Constituição Brasileira assegura a todo cidadão a liberdade de pensamento e expressão, desde que seja exercida em respeito às pessoas e aos demais preceitos fundamentais, com o anonimato vedado. Porém, recentemente, a Controladoria-Geral da União (CGU) orientou os servidores públicos federais sobre como eles deveriam se portar ao manifestarem-se, em redes sociais, contrariamente a posicionamento oficial de órgãos públicos que estejam vinculados, ou não.
Em sua orientação, a Controladoria Geral da União usa o pretexto de adequar as condutas de servidores públicos em redes sociais às normas de ética, alerta para as posturas que poderiam ser consideradas inadequadas, indica como alternativa aos servidores que apresentarem descontentamentos a comunicação a seus superiores ou a utilização de canais de ouvidoria do respectivo órgão. E, ainda, destaca que condutas impróprias são passíveis de apuração disciplinar, consubstanciando verdadeira ameaça aos servidores públicos.
Essa atitude causou preocupação do Sinditamaraty, que encomendou nota técnica sobre o assunto e trouxe limites acerca dos cuidados e sobre o conteúdo compartilhado em redes sociais dos servidores públicos. A nota diz, por exemplo, que “a manifestação de servidores públicos em redes sociais não deve sofrer restrições por parte da Administração Pública, ainda que contrariem o posicionamento institucional, desde que seja realizada em perfil privado e desvinculado das funções públicas, e sem excessos”.
Essa orientação da CGU gerou o temor de punições. Para o Sinditamaraty, essa discussão é de grande valia, pois, a linha tênue que separa a vida pública e privada dos servidores cada vez mais se afina, considerando, sobretudo, a grande exposição a que as pessoas estão sujeitas com o aumento da presença virtual em redes sociais, em acompanhamento da própria evolução tecnológica e societária.
Clique AQUI e acesse aqui a nota técnica do Sinditamaraty
Fonte: Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores - Sinditamaraty
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB intensifica articulação pelo consenso e defende aprovação do PL 1893/2026 ainda neste ano (5658 views • 31/07/2026)
02
CSPB intensifica articulação para construir consenso e viabilizar aprovação da negociação coletiva no serviço público (5545 views • 10/07/2026)
03
CSPB repudia perseguição a dirigentes sindicais e anuncia reação política e jurídica em defesa da liberdade sindical (5073 views • 15/07/2026)
04
Nota Técnica do MPT fortalece atuação dos sindicatos na fiscalização de contratos terceirizados (4982 views • 21/07/2026)
05
CSPB lança ‘Carta de Compromisso 2026’ para pautar a defesa do serviço público nas eleições (4895 views • 09/07/2026)
06
CSPB amplia articulação política e convoca servidores para audiência pública decisiva sobre a negociação coletiva no serviço público (4851 views • 23/07/2026)
07
CSPB reforça mobilização nacional para garantir a implementação da Lei do Descongela em audiência pública na Câmara (4568 views • 05/08/2026)
08
João Domingos participa de audiência pública que debaterá a aplicação da Lei do Descongela em todo o país (4409 views • 29/07/2026)
09