Notícias
Publicado: 28/07/2020 | 08:24
Fenajud apoia greve sanitária deflagrada pelos trabalhadores e trabalhadoras da Justiça de SP
.jpg)
A Fenajud se solidariza com os trabalhadores e trabalhadoras do Judiciário do Estado de São Paulo e apoia categoricamente a decisão de dar segmento à greve sanitária em defesa da vida.
.jpg)
O estado de São Paulo registrou 4.501 novos casos confirmados de Covid-19 no último domingo (26), elevando o número total para 483.982 confirmações desde o início da pandemia, segundo dados do Ministério da Saúde. A média móvel de novos casos, que considera os registros diários dos últimos 7 dias, voltou a indicar tendência de alta no estado. Até o momento já são 21.606 óbitos.
Mesmo diante desse cenário catastrófico, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo determinou a retomada das atividades presenciais. Avaliando todos os riscos impostos à categoria no estado, os servidores e as servidoras do Judiciário Paulista decidiram – por meio de assembleia virtual realizada pelo Sintrajus-SP, deflagrar greve sanitária a partir desta segunda (27). A Fenajud se solidariza com os trabalhadores e trabalhadoras do Judiciário do Estado de São Paulo e apoia categoricamente a decisão de dar segmento à greve sanitária em defesa da vida.
A greve não significará uma paralisação no atendimento da Justiça estadual. De acordo com o Sintrajus, “A decisão pelo movimento paredista se deu pela necessidade real e urgente de suspensão do expediente presencial, que não interfere em nada na prestação jurisdicional, que vem sendo assegurada sem interrupções ou prejuízos aos jurisdicionados, em regime de teletrabalho e trabalho remoto, inclusive, com altos índices de produtividade”.
A categoria tem sofrido duramente o impacto da pandemia em todo país. Servidores já perderam a vida devido à Covid-19 em SP, sendo que o estado se tornou o novo epicentro da doença e, em muitas regiões, a pandemia está em crescimento acelerado.
Além da Greve Sanitária, foi deliberado pelo Sindicato, em parceria com outras entidades, o encaminhamento de documento aos órgãos nacionais e internacionais sobre os inúmeros doentes e mortos que possam surgir após este prematuro retorno presencial.
A Federação alerta que o retorno físico, neste momento de pico, coloca toda categoria em perigo – seus parentes idosos e familiares de grupos de risco, indiretamente, e a população em geral por causa da pandemia da Covid-19. Além disso, o deslocamento dos servidores e servidoras, especialmente daqueles que dependem do transporte público, só agravaria o quadro da Covid-19 em São Paulo.
Nesse sentido, a Fenajud como entidade combativa e que defende os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, destaca que o retorno presencial não é a melhor decisão. Nesta batalha, as vidas valem muito mais.
A entidade se coloca à disposição dos trabalhadores e trabalhadoras do Judiciário Estadual, do Sindicato, e afirma que estará atenta aos desdobramentos dessa situação.
Fonte: Federação Nacional dos Servidores do Poder Judiciário nos Estados - Fenajud
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB intensifica articulação pelo consenso e defende aprovação do PL 1893/2026 ainda neste ano (5658 views • 31/07/2026)
02
CSPB intensifica articulação para construir consenso e viabilizar aprovação da negociação coletiva no serviço público (5545 views • 10/07/2026)
03
CSPB repudia perseguição a dirigentes sindicais e anuncia reação política e jurídica em defesa da liberdade sindical (5073 views • 15/07/2026)
04
Nota Técnica do MPT fortalece atuação dos sindicatos na fiscalização de contratos terceirizados (4982 views • 21/07/2026)
05
CSPB lança ‘Carta de Compromisso 2026’ para pautar a defesa do serviço público nas eleições (4895 views • 09/07/2026)
06
CSPB amplia articulação política e convoca servidores para audiência pública decisiva sobre a negociação coletiva no serviço público (4851 views • 23/07/2026)
07
CSPB reforça mobilização nacional para garantir a implementação da Lei do Descongela em audiência pública na Câmara (4567 views • 05/08/2026)
08
João Domingos participa de audiência pública que debaterá a aplicação da Lei do Descongela em todo o país (4409 views • 29/07/2026)
09