Notícias nos Estados
Publicado: 7/07/2020 | 08:45
MG: Reivindicação antiga do Sinserpu–JF, Instituto de Previdência dos Servidores Públicos é criado

O Legislativo Municipal votou, no dia 03 de julho de 2020, a Mensagem do Executivo número 4402, que cria o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Juiz de Fora.

O Legislativo Municipal votou, no dia 03 de julho de 2020, a Mensagem do Executivo número 4402, que cria o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Juiz de Fora. A criação do Instituto de Previdência era uma reivindicação antiga do Sinserpu–JF, pois desde 1995, quando foi aprovado o Regime Estatutário, a estrutura gestora da previdência era uma necessidade, no sentido de organização e transparência, para dar garantia aos servidores públicos municipais.
A direção do Sinserpu–JF vem participando ativamente desse processo, com destaque para a assessoria da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que ministrou um curso específico sobre a questão. O posicionamento do Sindicato referente à criação do JFPrev sempre foi pautado em defender a criação do Instituto de Previdência, sem que isso trouxesse prejuízos para a categoria, entendendo que o órgão garantirá regras de controle, segurança e total transparência – ressaltando que foi aprovada nesta Lei a participação dos servidores no processo de fiscalização da estrutura previdenciária.
O desempenho da direção do Sinserpu–JF, juntamente com o seu Departamento Jurídico, no processo de articulação e negociação junto ao poderes Executivo e Legislativo teve um papel decisivo, pois o resultado desse trabalho foi a inclusão na Lei de uma regra transitória referente à incorporação proporcional das vantagens de caráter temporário e gratificações decorrentes de cargos de funções gratificadas e em comissão, nas remunerações e nos proventos de aposentadoria.
A criação do Instituto de Previdência é uma grande conquista para todos os servidores públicos municipais de Juiz de Fora e a direção do SINSERPU–JF, parabeniza a categoria pela vitória, presta um agradecimento ao Legislativo Municipal pelo empenho em aprovar uma lei que vai beneficiar todo o conjunto dos servidores públicos municipais e um agradecimento especial a todos os servidores de carreira que trabalharam na elaboração do projeto.
Fonte: Federação Estadual Única, Democrática dos Sindicatos de Servidores, Funcionários Públicos das Câmaras de Vereadores, Fundações, Empresas Públicas, Autarquias e Prefeituras Municipais de Minas Gerais - Feserp/MG
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB participa de reunião extraordinária do Instituto Servir Brasil e reforça unidade pela aprovação do PL 1893/2026 (5790 views • 07/07/2026)
02
CSPB intensifica articulação para construir consenso e viabilizar aprovação da negociação coletiva no serviço público (5460 views • 10/07/2026)
03
CSPB celebra avanço histórico da negociação coletiva e convoca mobilização nacional pela aprovação do PL 1893/2026 (5024 views • 02/07/2026)
04
CSPB repudia perseguição a dirigentes sindicais e anuncia reação política e jurídica em defesa da liberdade sindical (4944 views • 15/07/2026)
05
CSPB lança ‘Carta de Compromisso 2026’ para pautar a defesa do serviço público nas eleições (4822 views • 09/07/2026)
06
CSPB reforça articulação por consenso para viabilizar aprovação do PL da Negociação Coletiva (4741 views • 08/07/2026)
07
FMI reconhece fracasso das privatizações e aponta nova onda estatal (4652 views • 01/07/2026)
08
Nota Técnica do MPT fortalece atuação dos sindicatos na fiscalização de contratos terceirizados (4638 views • 21/07/2026)
09
CSPB e Sindfazenda reforçam parceria em defesa dos servidores públicos e da negociação coletiva (4397 views • 02/07/2026)
10