Notícias nos Estados Publicado: 22/10/2019 | 05:26

MA: ​Inscrições para evento que discute Inteligência Artificial no Poder Judiciário do Maranhão vão até quarta-feira (23)



A realização do evento foi proposta pelo Sindjus-MA a partir de projeto apresentado à Escola Superior da Magistratura do Maranhão (Esmam).
 





Para propiciar a abertura de amplo debate entre servidores, magistrados, advogados e demais operadores do Direito sobre a implementação da Inteligência Artificial (IA) nos tribunais brasileiros, a Escola Superior da Magistratura do Maranhão (Esmam) promoverá, em São Luís, a palestra Inteligência Artificial no Poder Judiciário: desafios e perspectivas, no dia 25 de outubro, às 9h, no Auditório Madalena Serejo, no Fórum do Calhau.

A realização do evento foi proposta pelo Sindjus-MA a partir de projeto apresentado à Esmam.

As inscrições podem ser feitas no sistema acadêmico Tutor, até a próxima quarta-feira (23). Estão disponíveis 200 vagas destinadas aos juízes e profissionais do TJMA. Advogados, defensores, promotores e demais integrantes das carreiras jurídicas também poderão participar.

Servidores do TJMA - Inscrições AQUI

A inteligência artificial já é uma realidade em alguns tribunais brasileiros e com a publicação da portaria nº 25/2019 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que institui o Laboratório de Inovação para o Processo Judicial em meio Eletrônico e o Centro de Inteligência Artificial aplicada ao PJe, essa tendência se estenderá a todos os tribunais do País.


Programação


Na primeira parte do evento será apresentado o estudo de caso “Construindo um Ambiente de Desenvolvimento para a Inteligência Artificial, pelo analista judiciário e chefe do Setor de Análise de Dados do Tribunal de Justiça e Corregedoria Geral de Justiça do Estado de Roraima.

Em seguida, o Painel de Inteligência Artificial, será dirigido pelo juiz, professor e conferencista do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE), José Faustino Ferreira.


Os Formadores




Ville Caribas Lima de Medeiros é analista judiciário, chefe do Setor de Análise de Dados, do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima/Corregedoria Geral de Justiça. Fundador do projeto PatrulhaEUREKA.org e da iniciativa MoradaDigital.org. Atuou como Coordenador Geral Nacional de Políticas de Informação da Diretoria de Educação à Distância da CAPES junto ao Ministério da Educação (MEC). Doutorando em Informática na área de Ensino de Tecnologia e mestre em Informática na área Inteligência Artificial, ambos pela Universidade Federal do Amazonas.




José Faustino Ferreira é juiz do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco, pós Graduado em Direito Público pela Universidade Maurício de Nassau (Recife-PE), professor e conferencista. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil, Empresarial, Ambiental. Atua nas áreas de inovação aplicada ao Poder Judiciário, com desenvolvimento de projeto de Inteligência Artificial.




Fonte: Sindicato dos Servidores da Justiça do Maranhão - Sindjus/MA