Notícias nos Estados
Publicado: 1/10/2019 | 07:07
MG: Sindicato de Uberaba encaminha alterações no projeto da Guarda Municipal

Após detalhada análise do anteprojeto que institui a hierarquia na Guarda Municipal, a Diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba (SSPMU) encaminhou as alterações propostas à Secretaria de Defesa Social (SDS).

Após detalhada análise do anteprojeto que institui a hierarquia na Guarda Municipal, a Diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba (SSPMU) encaminhou as alterações propostas à Secretaria de Defesa Social (SDS).
Ofício contendo as sugestões foi protocolado nesta quinta-feira, 26, para conhecimento do titular da Pasta, secretário Wellington Cardoso Ramos.
Após análise da minuta do projeto de lei complementar por sindicalistas, o jurídico do SSPMU e uma comissão de guardas municipais, foram propostas alterações nos artigos 4º, 12º, 13º, 18º, 21º, 24º, 25º e 29º.
Entre as mudanças sugeridas estão alterações na jornada de trabalho, na forma de escolha e nomeação do comandante e subcomandante da Guarda Municipal e ampliação do prazo de 30 para 90 dias para quem optar pela migração de GM 1 para GM 2.
Além disso, sindicalistas estão propondo que os testes de aptidão física observem e tenham critérios compatíveis com o gênero, idade, condição e capacidade física do candidato, entre outras mudanças. Presidente do SSPMU, Luís Carlos dos Santos solicita análise das alterações propostas e mais: que elas sejam acatadas, visando a melhor segurança jurídica para a categoria e também para a Administração Municipal.
Desde que tomaram conhecimento do projeto que institui a hierarquia na Guarda Municipal, sindicalistas e servidores já fizeram várias reuniões para análise do conteúdo do texto. Também já sentaram-se à mesa com o jurídico da Câmara, Mesa Diretora da Casa e vereadores da Comissão de Assistência aos Servidores Municipais e Previdência Pública Municipal, pois a proposição será levada a votação no plenário.
Fonte: Federação Estadual Única, Democrática dos Sindicatos de Servidores, Funcionários Públicos das Câmaras de Vereadores, Fundações, Empresas Públicas, Autarquias e Prefeituras Municipais de Minas Gerais - Feserp/MG com informações da Assessoria de Imprensa do SSPMU
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB participa de reunião extraordinária do Instituto Servir Brasil e reforça unidade pela aprovação do PL 1893/2026 (5788 views • 07/07/2026)
02
CSPB intensifica articulação para construir consenso e viabilizar aprovação da negociação coletiva no serviço público (5460 views • 10/07/2026)
03
CSPB celebra avanço histórico da negociação coletiva e convoca mobilização nacional pela aprovação do PL 1893/2026 (5024 views • 02/07/2026)
04
CSPB repudia perseguição a dirigentes sindicais e anuncia reação política e jurídica em defesa da liberdade sindical (4943 views • 15/07/2026)
05
CSPB lança ‘Carta de Compromisso 2026’ para pautar a defesa do serviço público nas eleições (4822 views • 09/07/2026)
06
CSPB reforça articulação por consenso para viabilizar aprovação do PL da Negociação Coletiva (4740 views • 08/07/2026)
07
FMI reconhece fracasso das privatizações e aponta nova onda estatal (4651 views • 01/07/2026)
08
Nota Técnica do MPT fortalece atuação dos sindicatos na fiscalização de contratos terceirizados (4621 views • 21/07/2026)
09
CSPB e Sindfazenda reforçam parceria em defesa dos servidores públicos e da negociação coletiva (4396 views • 02/07/2026)
10