Destaques, Notícias
Publicado: 23/10/2024 | 06:07
Servidores Públicos se mobilizam contra a PEC 66 e ameaças à Previdência em evento híbrido do Sindibel

Presidente da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil alerta que somente com grande pressão popular a proposta terá alguma chance de ser barrada ou de suprimir maldades durante a tramitação no Congresso Nacional
Presidente da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil alerta que somente com grande pressão popular a proposta terá alguma chance de ser barrada ou de suprimir maldades durante a tramitação no Congresso Nacional

Servidores públicos de todo o Brasil estão em alerta com a tramitação da PEC 66/2023 na Câmara dos Deputados. Em um evento híbrido realizado pelo o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte – Sindibel nesta terça-feira (22/10), lideranças sindicais do setor público demonstraram preocupação com as mudanças propostas na previdência dos servidores municipais, estaduais e até mesmo federais, especialmente com a inclusão de um “jabuti” que altera regras já estabelecidas.
A principal reivindicação dos servidores é a retirada do “jabuti” da PEC, que, segundo eles, prejudica os direitos adquiridos e impõe novas regras mais rigorosas para a aposentadoria. A Confederação dos Servidores Públicos do Brasil - CSPB defende a apresentação de emendas supressivas para eliminar os artigos que tratam de previdência na proposta.
Assista à íntegra do evento:
Mobilização Nacional
Para pressionar os parlamentares e evitar a aprovação da PEC na forma atual, os servidores estão organizando uma grande manifestação em Brasília no dia 26 de novembro. Além disso, ficou acertada uma ação conjunta para a realização de audiências públicas em diversas cidades. A ideia é intensificar a pressão política junto aos deputados federais de modo a assegurar apoio à emenda supressiva.
O presidente da CSPB, João Domingos Gomes dos Santos, destacou a importância da união da categoria e da pressão popular para barrar as mudanças na previdência. "Precisamos mostrar aos nossos representantes que não aceitaremos retrocessos em nossos direitos", afirmou.
O que está em jogo?
A aprovação da PEC 66, na forma como está, pode resultar em:
- Aumento da idade mínima para aposentadoria: As novas regras, caso aprovadas, exigirão mais tempo de contribuição para ter direito à aposentadoria.
- Redução do valor dos benefícios: Os cálculos para o cálculo da aposentadoria podem ser alterados, reduzindo o valor dos benefícios recebidos.
“A luta contra a PEC 66 está apenas começando. Os servidores públicos devem continuar mobilizados e atentos à tramitação da proposta na Câmara dos Deputados. A expectativa é que a pressão popular e a união das categorias possam ser suficientes para promover irreparável desgaste político àqueles que se colocam como adversários dos servidores e dos serviços públicos. Seguiremos firmes, organizados e implacáveis contra retrocessos”, concluiu Domingos.
Também participaram pela CSPB os respectivos dirigentes:
- Lineu Mazano, 1º Vice-presidente da CSPB
- João Paulo Ribeiro “JP”, Diretor de Relações Institucionais da CSPB
- Israel Arimar de Moura, Presidente do Sindibel e Diretor Adjunto de Assuntos do Poder Executivo da CSPB
- Áurea Izidora, Presidente da Fesempre e 1º Vice-presidente da Regional Sudeste da CSPB
Clique AQUI e acesse mais fotos do evento
Secom/CSPB
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB participa de reunião extraordinária do Instituto Servir Brasil e reforça unidade pela aprovação do PL 1893/2026 (5791 views • 07/07/2026)
02
CSPB intensifica articulação para construir consenso e viabilizar aprovação da negociação coletiva no serviço público (5461 views • 10/07/2026)
03
CSPB celebra avanço histórico da negociação coletiva e convoca mobilização nacional pela aprovação do PL 1893/2026 (5026 views • 02/07/2026)
04
CSPB repudia perseguição a dirigentes sindicais e anuncia reação política e jurídica em defesa da liberdade sindical (4946 views • 15/07/2026)
05
CSPB lança ‘Carta de Compromisso 2026’ para pautar a defesa do serviço público nas eleições (4826 views • 09/07/2026)
06
CSPB reforça articulação por consenso para viabilizar aprovação do PL da Negociação Coletiva (4742 views • 08/07/2026)
07
Nota Técnica do MPT fortalece atuação dos sindicatos na fiscalização de contratos terceirizados (4660 views • 21/07/2026)
08
FMI reconhece fracasso das privatizações e aponta nova onda estatal (4652 views • 01/07/2026)
09
CSPB amplia articulação política e convoca servidores para audiência pública decisiva sobre a negociação coletiva no serviço público (4594 views • 23/07/2026)
10