Notícias nos Estados Publicado: 20/03/2018 | 07:13

MG: No quarto dia de greve em Janaúba, apoio da Feserp-MG, CSB e CSPB

Com o apoio presencial da Feserp-MG, CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros) e CSPB (Confederação dos Servidores Públicos do Brasil) – através de Cosme Nogueira, presidente da Federação e diretor das duas outras entidades – os servidores públicos municipais de Janaúba cumpriram, nesta segunda-feira (19 de março) o quarto dia de greve. 




Com o apoio presencial da Feserp-MG, CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros) e CSPB (Confederação dos Servidores Públicos do Brasil) – através de Cosme Nogueira, presidente da Federação e diretor das duas outras entidades – os servidores públicos municipais de Janaúba cumpriram, nesta segunda-feira (19 de março) o quarto dia de greve. Destaque para as participações da presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Janaúba (Sindijana), Marilea Ribeiro, e de Cosme Nogueira na reunião noturna da Câmara Municipal.





“As entidades estão aqui para apoiar o Sindicato e os trabalhadores em todas as situações, na continuidade da greve e no confronto se for caso, mas estamos abertos ao diálogo. Seria muito bom que o Poder Legislativo intermediasse um diálogo com o Executivo, para sair desse impasse e atenuar o sofrimento do servidor, que está há 10 anos sem reajuste salarial e com reivindicações justas”, disse Cosme Nogueira, em seu discurso para 14 (dos 15) vereadores e dezenas de servidores que lotaram a Câmara. “E lembrando sempre que a greve já foi considerada legal pela Justiça”, completou.





A “bandeira branca” estendida pelo presidente da Feserp-MG e o Sindjana foi aceita. Vários vereadores se pronunciaram a favor do funcionalismo e o líder do Governo na Casa, Paulo Roberto “Pauleca” Oliveira (PRB) marcou para esta terça-feira (20 de março), às 15h, uma reunião em seu gabinete com os sindicalistas. Antes, ele prometeu fazer contato com o prefeito municipal, Carlos Isaildon Mendes (PSDB). “A situação financeira do município não é boa, mas creio que é preciso negociar alguma coisa”, disse.





Na sua intervenção, Marilea Ribeiro, lembrou da pauta de reivindicações, citou que os 26% de pedido de reajuste salarial correspondem a anos de defasagem salarial e chamou a atenção para um dos itens da pauta: o assédio moral. “O que vem se praticando de desrespeito ao trabalhador aqui em Janaúba é assustador”, avaliou a presidente do Sindjana.






Fonte: Federação Única Democrática de Sindicatos das Prefeituras, Câmaras Municipais, Empresas Públicas e Autarquias de Minas Gerais - Feserp/MG