Destaques, Notícias
Publicado: 15/03/2018 | 18:26
CSPB promove oficinas durante Fórum Social Mundial
Seminário organizado pela CSPB conta com palestras sobre “Serviços públicos no Brasil e no mundo, desafios e perspectivas” e “Organização e lutas dos servidores públicos no Brasil”.
por Hélio de Albuquerque
edição Grace Maciel
O presidente da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil – CSPB, João Domingos Gomes dos Santos, participou, nesta quinta-feira (15), na Sede do SINPOJUD-BA em Salvador, de duas oficinas durante o Fórum Social Mundial (FSM). O seminário organizado pela CSPB contou com palestras sobre “Serviços públicos no Brasil e no mundo, desafios e perspectivas” e “Organização e lutas dos servidores públicos no Brasil”.
Para João Domingos, a participação da entidade no FSM marca um novo momento para a classe trabalhadora. “A luta sindical não se resume apenas a luta salarial. É preciso também que o novo sindicalismo conscientize a sociedade, que é o usuário do serviço público”, defende Domingos.
O FSM, que tem como tema “Povos, Territórios e Movimentos em Resistência”, e slogan “Resistir é criar, resistir é transformar”, defende a democracia e a resistência contra os retrocessos vividos no Brasil atualmente.
“O Fórum Social Mundial acontece em um momento delicado e importante em que os trabalhadores brasileiros estão vivendo e a participação da CSPB nesse evento é fundamental para que possamos discutir formas de combater esses retrocessos”, destaca o presidente do Sinpojud, Zenildo Castro.
A diretora do Sinpojud, Maria José Silva “Zezé”, que também é diretora da CSPB, acredita que esse é o momento dos trabalhadores se unirem e lutarem para manutenção dos seus direitos. “É imprescindível que os trabalhadores, sejam públicos ou celetistas, se unam, ou seremos esmagados pelo governo que vem tentando acabar com os nossos direitos”, protesta Zezé.
Além de Zenildo, Zezé e Domingos, participaram ainda a diretora Karla Lúcia e os diretores: João Paulo Ribeiro (JP), Luiz Carlos, Marquinho, Nilton e Patrick, além de dirigentes do sindicato que sediou o encontro e representantes de outras entidades parceiras como: Rudinei (UGT), Eurides (Fasubra) e Novaes (NCST-BA).
Mais informações você acompanha na matéria completa, amanhã (sexta-feira, 16).
PROGRAMAÇÃO:
Sexta 16
Assembleia Mundial dos Povos, Movimentos e Territórios em Resistência, às 14h, no Acampamento dos Povos Indígenas, no Centro Administrativo da Bahia
Sábado 17
Pela manhã, será realizada a Ágora dos Futuros, com a apresentação dos resultados das atividades do FSM, na Praça das Artes, campus de Ondina da UFBA.
Assembleia Mundial das Mulheres
Na manhã de sexta (16), a Assembleia Mundial das Mulheres será a única atividade na programação oficial do FSM, com possibilidade de acontecer no centro histórico de Salvador. A exclusividade tem como objetivo garantir que as mulheres com outras agendas políticas no Fórum estejam liberadas para debater questões de gênero, pautas feministas e lutas das mulheres, como a criminalização do aborto, o feminicídio, o combate contra a violência da mulher e o machismo, entres outras.
Acampamento Intercontinental da Juventude
Mais do que um alojamento, o acampamento da juventude é um local para debates e discussões políticas. Nesta edição, ocupará o Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador, a partir deste domingo (11) até o próximo (18), com capacidade para receber cerca de 6 mil jovens. Atos, shows e assembleia farão parte das atividades do Acampamento Intercontinental da Juventude (AIJ), que terá ainda uma vila gastronômica da economia solidária, palcos para apresentações culturais e debates.
Galeria
Secom CSPB com informações Sinpojud/Fenajud
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB participa de reunião extraordinária do Instituto Servir Brasil e reforça unidade pela aprovação do PL 1893/2026 (5805 views • 07/07/2026)
02
CSPB intensifica articulação para construir consenso e viabilizar aprovação da negociação coletiva no serviço público (5470 views • 10/07/2026)
03
CSPB celebra avanço histórico da negociação coletiva e convoca mobilização nacional pela aprovação do PL 1893/2026 (5034 views • 02/07/2026)
04
CSPB repudia perseguição a dirigentes sindicais e anuncia reação política e jurídica em defesa da liberdade sindical (4958 views • 15/07/2026)
05
CSPB lança ‘Carta de Compromisso 2026’ para pautar a defesa do serviço público nas eleições (4840 views • 09/07/2026)
06
CSPB reforça articulação por consenso para viabilizar aprovação do PL da Negociação Coletiva (4755 views • 08/07/2026)
07
Nota Técnica do MPT fortalece atuação dos sindicatos na fiscalização de contratos terceirizados (4724 views • 21/07/2026)
08
CSPB amplia articulação política e convoca servidores para audiência pública decisiva sobre a negociação coletiva no serviço público (4675 views • 23/07/2026)
09
FMI reconhece fracasso das privatizações e aponta nova onda estatal (4674 views • 01/07/2026)
10