Destaques, Notícias
Publicado: 3/10/2017 | 11:19
Outubro Rosa: Campanha visa conscientizar mulheres sobre riscos e prevenção do câncer de mama
Diagnóstico precoce da doença via autoeaxames e mamografias, aumentam as taxas de curabilidade em 95%. No Brasil, doença se espalha em mulheres cada vez mais jovens.

por Valmir Ribeiro
edição de Grace Maciel
Outubro Rosa é uma campanha nacional que alerta para a necessidade da prevenção do câncer de mama por meio de mamografias e autoexames. O objetivo é conscientizar mulheres para a necessidade do diagnóstico precoce como meio de diminuir a incidência de mortes relacionadas à doença. Taxa de curabilidade do câncer quando identificado ainda em seu estágio inicial, chega a 95%. Por compreender a relevante iniciativa na promoção da saúde das mulheres, a Confederação dos Servidores Públicos do Brasil – CSPB, apoia todos os anos esta campanha nacional de conscientização.
O câncer de mama é o desenvolvimento anormal das células do seio. Essas estruturas crescem de forma desordenada e substituem o tecido saudável. O câncer, normalmente, começa com um pequeno nódulo, que pode crescer e se espalhar para áreas próximas à mama afetada, como os músculos a pele e a axila. A recomendação médica é que mulheres acima de 40 anos realizem mamografias com alguma regularidade.
Recomendações de prevenção
Controlar peso corporal, mantendo alimentação saudável e evitando bebidas alcoólicas.
Recomendações de diagnóstico
Com mamografia e, principalmente, por meio do autoexame regular da mama.
Recomendações de tratamento
O tratamento é feito, sobretudo, com cirurgia. Radioterapia, quimioterapia e medicamentos específicos também são algumas opções.
Chefe de Imprensa - Grace Maciel
Diretor de Comunicação - Aldo Liberato
Secom/CSPB com informações do jornal Correio Brazilense
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
Tesouraço de Flávio se inspira em Milei, que levou à falência mais de 32 mil empresas (3276 views • 13/10/2026)
02
CSPB leva defesa da democracia e dos direitos sociais à mobilização em Buenos Aires (3249 views • 24/09/2026)
03
CSPB e NCST reforçam protagonismo sindical no debate sobre reforma (3092 views • 29/09/2026)
04
Site revela escândalo envolvendo Flávio Bolsonaro, orgias, presentes caros e lobby (2954 views • 01/10/2026)
05
CSPB participa de encontro internacional e destaca luta permanente em defesa da Previdência Social (2928 views • 25/09/2026)
06
Flávio Bolsonaro planeja desmonte do Itamaraty inspirado em Marco Rubio (2809 views • 02/10/2026)
07
Decisões do TSE são mais rápidas para Flávio; pedidos de Lula são travados (2749 views • 14/10/2026)
08
Flávio Bolsonaro se diz contra o fim das bets e critica Lula (2735 views • 24/09/2026)
09
Lula cobra Flávio sobre fim da escala 6×1 e diz que \'máscara vai cair\' (2637 views • 08/10/2026)
10