Destaques, Notícias
Publicado: 14/03/2017 | 16:23
CSPB participa de ato sobre "reforma" da Previdência em Brasília
Encontro reúne mais de 160 entidades civis contrárias à proposta de reforma da Previdência encaminhada pelo governo.
por Valmir Ribeiro
edição de Grace Maciel
A Confederação dos Servidores Públicos do Brasil-CSPB, participou, nesta terça-feira (14), de grande ato sobre a "reforma" da Previdência na sede da OAB Nacional, em Brasília. O encontro reuniu representantes de mais de 160 entidades civis contra o projeto (PEC 287/16) encaminhado pelo governo. Encontro lotou as dependências do auditório do Conselho Federal da OAB.
O presidente da CSPB, João Domingos Gomes dos Santos, participou da reunião e aproveitou a ocasião para celebrar o protocolo, na Comissão Especial da "reforma" da Previdência, da Proposta de Emenda Substitutiva Global elaborada pela OAB em conjunto com a sociedade civil e entidades sindicais de todo o país; uma alternativa ao desmonte da Previdência inserido no texto da Proposta de Emenda à Constituição - PEC 287/16.
Domingos destacou o papel determinante da confederação na concepção e desenvolvimento do conteúdo do texto protocolado na Comissão Especial da Previdência:"Estamos orgulhosos de participar de uma proposta de tamanha envergadura em parceria com a OAB. Diante de sucessivas tentativas de desmonte do sistema previdenciário nacional ao longo dos anos, estamos diante da mais cruel de todas, a PEC 287. Na prática, a proposta do governo aniquila em definitivo a aposentadoria de milhões de brasileiros. Nosso projeto representa uma forte trincheira na defesa da Previdência Social, sobretudo, na garantia dos direitos assegurados na Constituição de 1988. Diante de injustificáveis desvios de recursos, falhas administrativas e renúncias fiscais, o governo não pode jogar nas costas da classe trabalhadora prejuízos oriundos uma perversa contabilidade criativa", disse João.
O líder sindical afirmou que, após protocolada a Proposta de Emenda Substitutiva Global, a sociedade passa a ter assegurada a alternativa que atende aos principais argumentos que se colocam em conflito em relação à proposta encaminhada pelo governo: solidez financeira do sistema e manutenção da garantias sociais da Previdência. "Seguiremos firmes na defesa dos interesses dos trabalhadores, dos contribuintes e dos aposentados brasileiros", concluiu Domingos.
* com serviço fotográfico de Júlio Fernandes
Secom/CSPB
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB participa de reunião extraordinária do Instituto Servir Brasil e reforça unidade pela aprovação do PL 1893/2026 (5809 views • 07/07/2026)
02
CSPB intensifica articulação para construir consenso e viabilizar aprovação da negociação coletiva no serviço público (5474 views • 10/07/2026)
03
CSPB celebra avanço histórico da negociação coletiva e convoca mobilização nacional pela aprovação do PL 1893/2026 (5035 views • 02/07/2026)
04
CSPB repudia perseguição a dirigentes sindicais e anuncia reação política e jurídica em defesa da liberdade sindical (4960 views • 15/07/2026)
05
CSPB lança ‘Carta de Compromisso 2026’ para pautar a defesa do serviço público nas eleições (4845 views • 09/07/2026)
06
CSPB reforça articulação por consenso para viabilizar aprovação do PL da Negociação Coletiva (4758 views • 08/07/2026)
07
Nota Técnica do MPT fortalece atuação dos sindicatos na fiscalização de contratos terceirizados (4743 views • 21/07/2026)
08
CSPB amplia articulação política e convoca servidores para audiência pública decisiva sobre a negociação coletiva no serviço público (4693 views • 23/07/2026)
09
FMI reconhece fracasso das privatizações e aponta nova onda estatal (4678 views • 01/07/2026)
10