Notícias nos Estados Publicado: 9/11/2016 | 03:40

MG: Fesempre participa de debate sobre PEC 55/16 na sede da UGT

Reunião contou com a presença de sindicatos da área pública, privada e do deputado federal Ademir Camilo (PTN)




Convidada pela União Geral dos Trabalhadores no Estado de Minas Gerais (UGT-MG), a Federação Interestadual dos Servidores Públicos Municipais e Estaduais (Fesempre), por meio do orientador sindical Célio Tavares e da advogada Regina Faria, participou de debate na manhã desta segunda-feira (7), na sede da própria UGT-MG sobre a PEC 55/16 que limita os gastos públicos nos próximos 20 anos.

A reunião contou com a presença de líderes sindicais que manifestaram suas posições sobre o tema e também com a presença do deputado federal, Ademir Camilo (PTN), que nas duas votações na Câmara se posicionou a favor da aprovação da PEC.

A Fesempre, por meio de seus representantes, se manifestou contrária a aprovação da proposta. "A PEC 55/16, em nosso entendimento, é uma verdadeira caixinha de maldades. Não podemos compactuar com a aprovação da proposta do jeito que ela está. Uma proposta que mexe tanto com o trabalhador e principalmente, com o servidor público, tem que ser discutida amplamente com a sociedade", afirmou o orientador sindical da Fesempre, Célio Tavares.

A advogada da Fesempre, Regina Faria, destacou que a PEC 55/16 não define quais áreas terão cortes. " Se o objetivo é limitar os gastos públicos é preciso que a lei seja específica em quais áreas haverão cortes e isso, hoje, ela não fala. As medidas que ela propõe atingem, apenas os trabalhadores brasileiros. Outras medidas precisam ser adotadas. Um exemplo é a auditoria da Dívida, que é garantida pela Constituição, mas na prática, até hoje não foi feita. A discussão para salvar as contas do país é bem mais ampla da que se faz atualmente", disse.

Após as discussões, o presidente da UGT-MG, Paulo Roberto, tomou a palavra. O dirigente sindical apresentou alguns estudos feitos pelo Instituto de Altos Estudos (IAE) da UGT sobre o tema e agradeceu a presença de todos. "Fizemos aqui um importante debate. O movimento sindical precisa se preparar bem para essas discussões. Tivemos aqui hoje diversas posições, contrárias e a favor da PEC 55/16. Os debates continuarão, incusive, a UGT-MG se compromete a realizar um debate específico com os sindicatos do Serviço Público. Marcaremos em breve", finalizou.


Fonte: Imprensa/Fesempre