Destaques, Notícias
Publicado: 10/10/2016 | 18:57
CSPB propõe ao relator da PEC 241 alterações e emendas ao texto
CSPB propõe utilização de receitas extra-orcamentárias para investimentos no setor público, inclusive na área de pessoal, a manutenção de concursos públicos e a liberação para o governo honrar e respeitar acordos firmados pelas negociações coletivas.
por Valmir Ribeiro
edição de Grace Maciel
A Confederação dos Servidores Públicos do Brasil – CSPB, participou, nesta segunda-feira, 10, de reunião no gabinete da Presidência da Câmara dos Deputados com o relator da Proposta de Emenda à Constituição - PEC 241/2016, deputado Darcísio Perondi (PMDB- RS). Na oportunidade, o presidente da entidade, João Domingos, acompanhado da diretora Maria José “Zezé” e do deputado Roberto de Lucena (PV-SP), apresentou alterações e emendas ao texto do projeto, com o objetivo de mitigar os retrocessos contidos na “PEC do teto dos gastos”.
Entre as propostas: a utilização de receitas extra-orcamentárias para investimentos no setor público, inclusive na área de pessoal, a manutenção de concursos públicos para a reposição do quadro de servidores aposentados ou que vieram à óbito, liberação para o governo honrar e respeitar acordos firmados pelas negociações coletivas.
A CSPB manteve posicionamento firme, reiterando seu total apoio ao Manifesto Contra a PEC 241, assinado por "grande" representação sindical das entidades do setor público.
“Além de deixarmos claro nosso posicionamento firmado junto ao Manifesto Contra a PEC 241, solicitamos a modificação, no texto do projeto, para que toda receita extra-orçamentária possa ser utilizada para investimentos no setor público, inclusive, na área de pessoal. Nós estamos falando num período muito longo e que, certamente, haverão receitas extra-orçamentárias que poderão financiar estes investimentos. Esse ponto, o relator ficou de ver se consegue incluir no texto do projeto. Falamos também de manter concurso público para a reposição de vacâncias: de aposentados, de reposição de servidores morreram, etc. Nós estamos falando de centenas de milhares de servidores ao longo de 20 anos. Essa proposta contou com a simpatia do relator que demonstrou boa vontade em incluir a proposta no texto da 241. A outra proposta que considero muito importante, é a de permitir ao governo, quando houver negociações coletivas - a depender do comportamento da economia que reflete no orçamento fiscal – que o governo possa se sentir em condições de realizar negociações coletivas; para que o que for negociado, que fique previsto que serão honradas as negociações coletivas. Enfim, no mérito nós somos contra a proposta pelo que ela representa. São 20 anos sem investimento sociais que, segundo todas as projeções indicam, iremos retroceder, no mínimo, aos patamares de suas décadas atrás. O relator foi atencioso e gentil. Mas devemos nos preparar para outro cenário no Senado Federal, com a meta de conseguirmos modificar, ou, até mesmo, barrar a aprovação deste que representa a aniquilação do serviço público no nosso pais”, alertou João Domingos.
serviço fotográfico de Júlio Fernandes
Secom/CSPB
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB participa de reunião extraordinária do Instituto Servir Brasil e reforça unidade pela aprovação do PL 1893/2026 (5810 views • 07/07/2026)
02
CSPB intensifica articulação para construir consenso e viabilizar aprovação da negociação coletiva no serviço público (5474 views • 10/07/2026)
03
CSPB celebra avanço histórico da negociação coletiva e convoca mobilização nacional pela aprovação do PL 1893/2026 (5035 views • 02/07/2026)
04
CSPB repudia perseguição a dirigentes sindicais e anuncia reação política e jurídica em defesa da liberdade sindical (4963 views • 15/07/2026)
05
CSPB lança ‘Carta de Compromisso 2026’ para pautar a defesa do serviço público nas eleições (4847 views • 09/07/2026)
06
CSPB reforça articulação por consenso para viabilizar aprovação do PL da Negociação Coletiva (4758 views • 08/07/2026)
07
Nota Técnica do MPT fortalece atuação dos sindicatos na fiscalização de contratos terceirizados (4750 views • 21/07/2026)
08
CSPB amplia articulação política e convoca servidores para audiência pública decisiva sobre a negociação coletiva no serviço público (4698 views • 23/07/2026)
09
FMI reconhece fracasso das privatizações e aponta nova onda estatal (4679 views • 01/07/2026)
10