Destaques, Notícias Publicado: 22/01/2016 | 16:36

Nota: CSPB homenageia todos os aposentados do Brasil

˜Aposentados merecem sossego, paz e valorização. Valorização por toda sua contribuição para sermos o que somos hoje. É justo comemorar com alegria e força. Força para enfrentar mais lutas que ainda virão ˜. (João Domingos)






por Grace Maciel 



Mensagem do presidente da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil - CSPB, João Domingos  Gomes dos Santos, aos aposentados:

“Envelhecer é mérito, faz parte da vida. Envelhecer é motivo de comemoração, é motivo de alegria em ter experiência de vida. Homenagear aqueles que dedicaram suas vidas pelo país. Dia das batalhas, das histórias, das vitórias. Aposentados merecem sossego, paz e valorização. Valorização por toda sua contribuição para sermos o que somos hoje. É justo comemorar com alegria e força. Força para enfrentar mais lutas que ainda virão". 

Na oportunidade, Domingos lembra o poema de Mário Quintana:

"Um dia descobrimos que apesar de viver quase um século, esse tempo todo não é suficiente para realizarmos todos os nossos sonhos.
Eu estava dormindo e me acordaram
E me encontrei, assim, num mundo estranho e louco.
E quando eu começava a compreendê-lo um pouco
Já eram horas de dormir de novo!

Parabéns aos homens e mulheres de bem que transformaram o Brasil é uma nação próspera e forte”. Destaca.


Histórico de 24 de Janeiro de 1923- Dia do Aposentado

Aposentadoria é o termo utilizado para definir o afastamento remunerado de uma pessoa que passou sua vida trabalhando e que na terceira idade pode descansar, por isso no dia 24 de janeiro é comemorado o Dia Nacional do Aposentado. 


A data foi escolhida por que em 24 de janeiro de 1923 foi assinada a Lei Eloy Chaves, que criou, na época, a Caixa de Aposentadorias e Pensões para os empregados das empresas ferroviárias.

A lei foi um marco na Previdência Social, que até então era direito apenas dos servidores do governo federal. Este dia também é conhecido por comemorar o Dia da Previdência Social. A Previdência, hoje, é considerada uma das maiores distribuidoras de renda do país. São desembolsados por mês cerca de R$ 16 bilhões para pagamento de 27 milhões de benefícios, incluindo pensões, aposentadorias e auxílios. 






Secom/CSPB