Notícias nos Estados
Publicado: 18/09/2015 | 09:38
MG: Servidores de Guapé não recebem salários há rês meses
Mesmo com comissão de negociação formada, Prefeitura se recusa a ouvir categoria. Assessor sindical da Fesempre esteve no município na última semana

Um caso lastimável está ocorrendo no município de Guapé, no Sul de Minas Gerais. Há quase três meses, os servidores do município não recebem seus salários. Devido a isso, a categoria está em greve desde o dia quatro deste mês. A paralisação é liderada pelos próprios servidores. No dia 8 de setembro, o assessor sindical da Federação Interestadual dos Servidores Públicos Municipais e Estaduais (Fesempre), Afonso Donizeti, esteve em Guapé e constatou – A situação é muito grave.
“Gravíssima. Os servidores estão sendo desrespeitados. A prefeitura não os valoriza. O próprio prefeito sugeriu que fosse montada uma comissão de servidores para debater sobre o assunto. Na data da negociação ele sequer ouviu os servidores e fixou que dos dois meses atrasados poderá pagar apenas um, já no dia 30 de setembro. É um absurdo”, disse o assessor sindical da Fesempre, Afonso Donizeti.
Seguindo a linha de raciocínio da Prefeitura de Guapé, um dos dois salários em atraso – que são referentes aos meses de julho e agosto – será pago no dia 30 deste mês. Época em que o salário referente ao mês de setembro deveria também ser pago. Assim, mesmo que a prefeitura pague um mês de salário dos servidores, ela continuará devendo outros dois meses, caso obviamente, atrase também o pagamento referente ao mês de setembro.
A falta de pagamento tem prejudicado servidores e todo o planejamento familiar. A população também está sendo prejudicada, já que o atendimento foi reduzido. A comissão de servidores pediu aos vereadores do município que instaurem uma CPI para investigar por que os pagamentos não foram feitos.
Um advogado contratado pelos os servidores vai entrar com uma ação na Justiça pedindo o pagamento imediato dos salários e também para garantir que a prefeitura não desconte da folha de pagamento os dias que os funcionários ficarem sem trabalhar.
Fonte: Federação Interestadual dos Servidores Públicos Municipais e Estaduais - Fesempre
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB leva defesa da democracia e dos direitos sociais à mobilização em Buenos Aires (3216 views • 24/09/2026)
02
Tesouraço de Flávio se inspira em Milei, que levou à falência mais de 32 mil empresas (3180 views • 13/10/2026)
03
CSPB e NCST reforçam protagonismo sindical no debate sobre reforma (3056 views • 29/09/2026)
04
Site revela escândalo envolvendo Flávio Bolsonaro, orgias, presentes caros e lobby (2896 views • 01/10/2026)
05
CSPB participa de encontro internacional e destaca luta permanente em defesa da Previdência Social (2893 views • 25/09/2026)
06
Flávio Bolsonaro planeja desmonte do Itamaraty inspirado em Marco Rubio (2768 views • 02/10/2026)
07
Flávio Bolsonaro se diz contra o fim das bets e critica Lula (2713 views • 24/09/2026)
08
Decisões do TSE são mais rápidas para Flávio; pedidos de Lula são travados (2671 views • 14/10/2026)
09
Lula cobra Flávio sobre fim da escala 6×1 e diz que \'máscara vai cair\' (2611 views • 08/10/2026)
10