Destaques, Notícias
Publicado: 8/04/2015 | 16:44
Sinditamaraty solicita apoio da CSPB para as demandas de seus representados
Sindicato ajusta pauta de reivindicações que será apresentada na próxima Assembleia-Geral Extraordinária da categoria. A CSPB apoia a iniciativa.
por Valmir Ribeiro
edição de Grace Maciel
O Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores – Sinditamaraty, solicitou apoio da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil – CSPB e da Nova Central Sindical de Trabalhadores –NCST, nesta quarta-feira (08), para a pauta de reivindicações da categoria. Foram discutidas estratégias de mobilização dos servidores representados pelo sindicato e de articulação junto ao parlamento, aos ministérios e ao governo federal na direção de construir alternativas e soluções para os principais problemas enfrentados pelos servidores do Ministério das Relações Exteriores.
Os representantes do Sinditamaraty foram recepcionados pelo secretário-geral da confederação, Lineu Mazano, pela 2º secretária da Confederação, Marly Bertolino, e pela diretora de Assuntos da Mulher, Infância e Juventude da entidade, Cintia Rangel. Os diretores da CSPB se comprometeram a colaborar na articulação política para viabilizar a realização de uma Audiência Pública na Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados como forma de sensibilizar o parlamento para demandas da categoria.
O ponto central do encontro na CSPB foi a Assembléia-Geral Extraordinária do Sinditamaraty, programada para esta quinta-feira (09), às 13h00, para apresentar aos seus filiados a seguinte pauta de reivindicações:
- Pagamento imediato dos aluguéis atrasados da Residência Funcional (RF);
- A formalização do Grupo de Trabalho (GT) para aperfeiçoar as normas que regem a RF do servidor brasileiro no exterior;
- A participação de um representante do sindicato no conselho de gestão do Itamaraty para colaborar com soluções aos problemas internos do Ministério, sobretudo, nos temas afetos aos servidores.
- Concessão do Passaporte Diplomático (PADIP) a todos os servidores do órgão.
“Construímos laços fortes entre a Confederação e o Sinditamaraty. Estamos juntos na luta pela melhoria das condições de trabalho e de salário dessa categoria de servidores que coleciona enormes e relevantes contribuições ao nosso país. A CSPB e a Nova Central Sindical de Trabalhadores apoiam as iniciativas do sindicato, e se coloca à disposição para colaborar com esta, e demais demandas dessa respeitável entidade”, destacou Lineu Mazano.
Secom/CSPB
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB participa de reunião extraordinária do Instituto Servir Brasil e reforça unidade pela aprovação do PL 1893/2026 (5811 views • 07/07/2026)
02
CSPB intensifica articulação para construir consenso e viabilizar aprovação da negociação coletiva no serviço público (5478 views • 10/07/2026)
03
CSPB celebra avanço histórico da negociação coletiva e convoca mobilização nacional pela aprovação do PL 1893/2026 (5039 views • 02/07/2026)
04
CSPB repudia perseguição a dirigentes sindicais e anuncia reação política e jurídica em defesa da liberdade sindical (4968 views • 15/07/2026)
05
CSPB lança ‘Carta de Compromisso 2026’ para pautar a defesa do serviço público nas eleições (4856 views • 09/07/2026)
06
Nota Técnica do MPT fortalece atuação dos sindicatos na fiscalização de contratos terceirizados (4775 views • 21/07/2026)
07
CSPB reforça articulação por consenso para viabilizar aprovação do PL da Negociação Coletiva (4761 views • 08/07/2026)
08
CSPB amplia articulação política e convoca servidores para audiência pública decisiva sobre a negociação coletiva no serviço público (4709 views • 23/07/2026)
09
FMI reconhece fracasso das privatizações e aponta nova onda estatal (4681 views • 01/07/2026)
10