Notícias nos Estados
Publicado: 17/09/2014 | 09:28
MG: Feserp - Educadores infantis de Uberlândia e a cronologia de um movimento bem-sucedido
Mobilização bem articulada somada a boa capacidade de negociação e de comunicação culminaram com sucesso do movimento.

julho – Primeira Assembleia dos Educadores Infantis da rede municipal de ensino de Uberlândia, no Centro Cultural do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Uberlândia (SINTRASP). .
28 de julho – Segunda Assembleia, no mesmo local, com a decisão tomada de entrar em estado de greve.
01, 04 e 05 de agosto – Categoria paralisa as atividades e se concentra na porta da Prefeitura Municipal. A pauta de reivindicações fica alicerçada basicamente em três pontos: 1) Piso salarial da categoria (tendo como referência mínima o proposto no PCCS-Plano de Cargos, Carreiras e Salários, escolaridade média exigido no ato do ingresso no serviço público); 2) Inclusão dos Educadores Infantis no quadro do magistério e 3) redução da carga horária, de seis para cinco horas, sem a redução de salário.
07 de agosto – Nova paralisação, dessa vez para protestar contra a entrega, pelo prefeito Gilmar Machado (PT), à Câmara Municipal do PCCS (Plano de Cargos, Carreiras e Salários).
09 de agosto – Início da greve
20 de agosto – Em Assembleia, os trabalhadores resolvem encerrar o movimento, após 12 dias de greve, com várias vitórias, após intensas rodadas de negociação com a Administração Municipal, que garantiu: 1) a redução na carga horária, de 30 para 25 horas semanais, 2) a possibilidade de progressão na carreira (para os servidores que tiverem formação além do ensino médio, ou seja, elevando o nível para Educador Infantil II; 3) a possibilidade de acúmulo de cargo; 4) o recesso de 15 dias em julho, e 5) reajustes, iniciais, de 16,2% e 15,5%, em 2015 e 2016, respectivamente.
27 de agosto – Em Audiência Pública na Câmara Municipal, o Sindicato e as educadoras infantis deixam claro para os vereadores, a sociedade e a imprensa os motivos da paralisação e explicam as reivindicações.
08 de setembro – O Projeto de Lei, número 865/2014, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre o Plano de Carreira dos Servidores do Quadro de Educação da Rede Pública Municipal de Ensino de Uberlândia vai à votação na Câmara de Vereadores e as educadoras infantis se fazem presentes na sede do Legislativo, para deixar bem claro ao prefeito e os vereadores que “o voto de confiança” foi dado, mas se as garantias não forem efetivadas os trabalhadores voltam para as ruas, iniciam um novo movimento.
Fonte: Feserp/MG
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB leva defesa da democracia e dos direitos sociais à mobilização em Buenos Aires (3216 views • 24/09/2026)
02
Tesouraço de Flávio se inspira em Milei, que levou à falência mais de 32 mil empresas (3177 views • 13/10/2026)
03
CSPB e NCST reforçam protagonismo sindical no debate sobre reforma (3055 views • 29/09/2026)
04
Site revela escândalo envolvendo Flávio Bolsonaro, orgias, presentes caros e lobby (2894 views • 01/10/2026)
05
CSPB participa de encontro internacional e destaca luta permanente em defesa da Previdência Social (2892 views • 25/09/2026)
06
Flávio Bolsonaro planeja desmonte do Itamaraty inspirado em Marco Rubio (2768 views • 02/10/2026)
07
Flávio Bolsonaro se diz contra o fim das bets e critica Lula (2712 views • 24/09/2026)
08
Decisões do TSE são mais rápidas para Flávio; pedidos de Lula são travados (2666 views • 14/10/2026)
09
Lula cobra Flávio sobre fim da escala 6×1 e diz que \'máscara vai cair\' (2610 views • 08/10/2026)
10