Destaques, Notícias, MRSP
Publicado: 22/11/2024 | 12:18
CSPB discute Marco Regulatório e desafios do setor público em encontro no Paraná

Servidores pressionam por mudanças nas relações de trabalho no setor público
Servidores pressionam por mudanças nas relações de trabalho no setor público

A Confederação dos Servidores Públicos do Brasil - CSPB esteve presente no Encontro de Sindicatos de Servidores Públicos Municipais e Estaduais do Paraná, promovido pela Federação dos Sindicatos de Servidores Públicos Municipais e Estaduais do Paraná – Fesmepar, para discutir temas cruciais para a categoria. O presidente da CSPB, João Domingos Gomes dos Santos, e o vice-presidente, Lineu Neves Mazano, apresentaram aos participantes detalhes sobre o Marco Regulatório das Relações de Trabalho no Setor Público (MRSP) e os desafios políticos para sua aprovação no Congresso Nacional.
O Marco Regulatório, segundo os representantes da CSPB, busca estabelecer um conjunto de normas claras e consistentes para as relações de trabalho no serviço público, garantindo direitos como negociação coletiva e melhores condições de trabalho. A proposta tem como base a Convenção 151 da OIT e visa corrigir as desigualdades existentes entre o setor público e o privado.
Mazano detalhou o processo de construção do projeto, desde sua concepção até a elaboração da minuta final. Ele destacou a importância da participação dos sindicatos e da sociedade civil na discussão e construção do marco regulatório. “É fundamental que todos os servidores públicos estejam envolvidos nesse processo, para que possamos construir um marco que atenda às nossas necessidades e defenda nossos direitos”, afirmou.
.jpg)
Domingos, por sua vez, abordou os desafios políticos para a aprovação do marco regulatório no Congresso Nacional. Ele ressaltou a necessidade de uma forte mobilização dos servidores públicos para pressionar os parlamentares e garantir a aprovação do projeto. “A aprovação do marco regulatório é fundamental para fortalecer a representação sindical e garantir melhores condições de trabalho para todos os servidores públicos”, disse.
Os participantes do encontro demonstraram grande interesse nos temas abordados e destacaram a importância da iniciativa da CSPB em promover o debate sobre o Marco Regulatório. A Fesmepar se comprometeu a intensificar a mobilização dos sindicatos filiados para pressionar os parlamentares e garantir a aprovação do projeto.
Clique AQUI e acesse mais fotos do evento
Secom/CSPB
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB participa de reunião extraordinária do Instituto Servir Brasil e reforça unidade pela aprovação do PL 1893/2026 (5762 views • 07/07/2026)
02
CSPB intensifica articulação para construir consenso e viabilizar aprovação da negociação coletiva no serviço público (5429 views • 10/07/2026)
03
CSPB celebra avanço histórico da negociação coletiva e convoca mobilização nacional pela aprovação do PL 1893/2026 (4994 views • 02/07/2026)
04
CSPB repudia perseguição a dirigentes sindicais e anuncia reação política e jurídica em defesa da liberdade sindical (4888 views • 15/07/2026)
05
CSPB lança ‘Carta de Compromisso 2026’ para pautar a defesa do serviço público nas eleições (4791 views • 09/07/2026)
06
CSPB reforça articulação por consenso para viabilizar aprovação do PL da Negociação Coletiva (4712 views • 08/07/2026)
07
FMI reconhece fracasso das privatizações e aponta nova onda estatal (4622 views • 01/07/2026)
08
CSPB fortalece cooperação internacional em missão da CLATE junto à Federação Russa de Sindicatos Independentes (4466 views • 19/06/2026)
09
CSPB e Sindfazenda reforçam parceria em defesa dos servidores públicos e da negociação coletiva (4370 views • 02/07/2026)
10