Destaques
Publicado: 23/09/2013 | 11:54
Em agosto, país tem crescimento de 26,46% na criação de empregos formais
De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado na última sexta-feira (20), no mês de agosto foram criados 127,6 mil postos de trabalho com careteira assinada no país. O aumento representa alta de 26,46% frente ao mesmo mês em 2012

por Valmir Ribeiro
De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado na última sexta-feira (20), no mês de agosto foram criados 127,6 mil postos de trabalho com careteira assinada no país. O aumento representa alta de 26,46% frente ao mesmo mês em 2012.
Ainda que o revés no balanço de empregos seja uma realidade internacional frente a crise econômica que persiste dede 2008, o Brasil, na contramão dessas estatísticas, celebra mais de 1 milhão de novos postos com carteira assinada no acumulado do ano. Somente no mês de agosto, o país contabiliza 1.845.915 admissões frente a 1.718.267 demissões.
Os setores com melhores desempenhos, segundo os dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), foram: serviços (64,2 mil empregos), comércio (50 mil) e indústria de transformação (11,3 mil). Os com pior desempenho foram: agricultura (-12 mil) e serviços industriais de utilidade pública (- 448).
Segundo o MTE, a redução de postos na agricultura ocorreu por motivos sazonais, principalmente relacionados ao cultivo de sementes e café em Goiás, Minas Gerais e São Paulo.
No ranking que avaliou o desempenho do mês de agosto na geração de novos postos de trabalho a região Sudeste lidera com 51,1 mil, seguido pala região Nordeste (33,1 mil), pelo Sul (27,8 mil), pelo Centro-Oeste (9,2 mil) e pelo Norte (6,2 mil). Os melhores desempenhos entre os estados foram: São Paulo (39,5 mil) Paraná (12,2 mil) e Rio de Janeiro (10,1 mil). Os estados com pior desempenho foram: Minas Gerais (-1,7 mil) e Acre (-47).
O Diretor de Política Salarial e Assuntos Econômicos da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), Manoel Isidro, acredita que a situação tende a melhorar: “vejo com otimismo e alegria esse aumento de empregos com carteira assinada mostrando que o nosso país, tem suportado bem a crise econômica internacional. Sinto-me na obrigação de participar dessa onda de otimismo e acredito que nós iremos melhorar não somente a geração de empregos, mas em todos os aspectos, transformando o crescimento econômico em desenvolvimento econômico. Eu credito esse estado de coisas favoráveis a todos nós. Os brasileiros estão com sentimento de brasilidade cada vez mais apurado, e, ao mesmo tempo, estamos exercendo a cidadania de forma cada vez mais crescente. Ou seja, nós estamos vivenciando a democracia participativa mesmo com a democracia representativa em crise, não somente no Brasil, mas no mundo inteiro. Enfim, viva o Brasil e viva os brasileiros”.
Fonte: SECOM/CSPB com informações da Agência Brasil
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB participa de reunião extraordinária do Instituto Servir Brasil e reforça unidade pela aprovação do PL 1893/2026 (5821 views • 07/07/2026)
02
CSPB intensifica articulação para construir consenso e viabilizar aprovação da negociação coletiva no serviço público (5491 views • 10/07/2026)
03
CSPB celebra avanço histórico da negociação coletiva e convoca mobilização nacional pela aprovação do PL 1893/2026 (5046 views • 02/07/2026)
04
CSPB repudia perseguição a dirigentes sindicais e anuncia reação política e jurídica em defesa da liberdade sindical (4976 views • 15/07/2026)
05
CSPB lança ‘Carta de Compromisso 2026’ para pautar a defesa do serviço público nas eleições (4865 views • 09/07/2026)
06
Nota Técnica do MPT fortalece atuação dos sindicatos na fiscalização de contratos terceirizados (4796 views • 21/07/2026)
07
CSPB reforça articulação por consenso para viabilizar aprovação do PL da Negociação Coletiva (4770 views • 08/07/2026)
08
CSPB amplia articulação política e convoca servidores para audiência pública decisiva sobre a negociação coletiva no serviço público (4747 views • 23/07/2026)
09
FMI reconhece fracasso das privatizações e aponta nova onda estatal (4688 views • 01/07/2026)
10