Destaques, Publicado: 27/09/2012 | 10:01

SERVIDORES PÚBLICOS DEBATEM SITUAÇÃO DA CATEGORIA

A FESPEMA promove, em parceria com a CSPB, o 1º Congresso Estadual dos Servidores Públicos no Estado do Maranhão. “Desafios e Perspectivas para o Movimento Sindical dos Trabalhadores do Setor Público” é o tema do I CONSEMA, que ocorre no dia 26 de outubro, em São Luís (MA).

A Federação dos Servidores Públicos do Estado do Maranhão (FESPEMA) promove, em parceria com a Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), o 1º Congresso Estadual dos Servidores Públicos no Estado do Maranhão. “Desafios e Perspectivas para o Movimento Sindical dos Trabalhadores do Setor Público” é o tema do I CONSEMA, que ocorre no dia 26 de outubro (sexta-feira), a partir das 8h, no Hotel do SESC, na Praia do Olho d´Água, em São Luís (MA). O congresso é voltado aos dirigentes sindicais das entidades dos servidores públicos estaduais e municipais no Estado do Maranhão.

“Nós estamos refundando a fundação para receber os sindicatos filiados à Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB). Estes se filiarão à federação com direito a acento na direção da entidade,” explica Aníbal Lins, presidente da FESPEMA e vice-presidente da CSPB no Maranhão.

Os interessados em participar do I CONSEMA devem ser indicados, em assembleia, pelos sindicatos das quais participam. A organização do evento proverá hospedagem para os sindicalistas do interior do Maranhão, sendo 150 vagas – 50 para servidores públicos da educação, 50 para servidores públicos municipais e 50 para servidores do judiciário.

Simultaneamente, acontecerá o I Congresso dos Servidores do Judiciário do Maranhão (CONSEJUMA).

Confira a programação do I CONSEMA:

CONGRESSO ESTADUAL DOS SERVIDORES PÚBLICOS NO ESTADO DO MARANHÃO

COORDENADOR GERAL: Fredson Costa

1 - CREDENCIAMENTO: 8h00 às 8h30

2 - ABERTURA: 8h30 às 9h00

- Aníbal Lins – Presidente da FESPEMA
- João Domingos dos Santos – Presidente da CSPB
- Weber Marques – Presidente da UGT-MA
- Julio Guterres – Presidente da CTB-MA
- Raimundo Henrique – Presidente da NCST-MA

3 - DEBATE: 9h00 às 12h00

Tema: Negociação Coletiva e Direito de Greve no Serviço Público

Debatedores:
- Dr. Lineu Mazano – Diretor de Políticas Econômicas e Assuntos Salariais da CSPB;
- Dr. Ney de Barros Bello Filho – Juiz Federal e Professor de Direito da UFMA
- Dr. Ediran Teixeira – Economista do DIEESE

4 – INTERVALO PARA ALMOÇO: 12h00 às 14h00

5 - DEBATE: 14h00 às 15h30

Tema: Assédio Moral no Serviço Público

Palestrante: Dra. Danielle Xavier – Assessora Jurídica da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB)
Debatedor: Dr. Eliandro Araújo – Psicólogo do Tribunal de Justiça do Maranhão.

6 – COFFEE BREAK: 15h30 às 16h00

7 – DEBATE: 16h00 às 18h00

Tema: Os Servidores Públicos na Conjuntura Política Nacional

Debatedores:
Dr. João Domingos dos Santos – Presidente da CSPB
Dr. Pascoal Carneiro – Secretário Geral Nacional da CTB
Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados
Dr. Antônio Queiroz – Jornalista e Assessor do Departamento Intersindical de Assessoramento Parlamentar
Dra. Maria José Silva – Presidente da Confederação Latino-Americana dos Trabalhadores do Judiciário - CLATJ

8 - ENCERRAMENTO COM POSSE DA NOVA DIRETORIA DA FESPEMA: 18h00 às 19h00

SECOM - CSPB