Destaques
Publicado: 9/02/2011 | 16:30
CSPB CRIA DIRETORIA PARA PREVIDÊNCIA PRÓPRIA
O novo diretor é servidor público do município de Capivari, São Paulo, há 23 anos, advogado especializado na área de Regime Próprio da Previdência Social, ex-presidente da Previdência Municipal de Capivari e vice-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Capivari (SSPMC).
O RPPS é uma previdência especial para Municípios e Estados que utilizam o regime estatutários para seus servidores. “Tudo que o INSS tem, o RPPS também tem, funciona praticamente da mesma forma, só que o INSS serve para servidores regidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), e o Regime Próprio serve para servidores regidos pela Lei 8.112/90”. Desse Regime, só podem participar servidores de carreira, explicou Rudinei Paulo.
Para o direitor, a nova pasta é fundamental para orientar principalmente os servidores municipais quanto ao Regime. “No INSS, as Prefeituras têm que repassar até 32% da arrecadação, mas no RPPS, o mínimo para esse repasse é de 11%. Então, muitos municípios estão criando o Regime de forma desordenada para fazer essa economia e os servidores estão enlouquecendo com isso, porque não entendem como esse processo funciona”, explicou.
A diretoria funcionará como uma assessoria voltada principalmente aos Sindicatos Municipais. “Esse Regime é um INSS da vida, se não for criado com um estudo técnico, que dê base a isso, pode trazer prejuízos para os servidores e para os municípios”, acrescentou o diretor. Ele já visitou o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Carlos para explicar à categoria como funciona o Regime.
O presidente da CSPB, João Domingos dos Santos, está organizando um ciclo de debates com o Ministério da Previdência para discutir projetos para a área. “O RPPS é atrelado e subordinado ao Ministério, mas o dinheiro que é arrecadado vai para a folha de pagamento dos servidores e para o fundo de futuros benefícios como pensões e aposentadorias”, disse Rudinei Paulo.
De acordo com o novo diretor especial, as expectativas são as melhores possíveis. “Queremos fazer um trabalho amplo no Brasil inteiro e dar respaldo, assessoria, tirar dúvidas e explicar a viabilidade e a sustentabilidade desse Regime”, concluiu. Quem quiser entrar em contato com o diretor, pode enviar um e-mail para [email protected]
CSPB – SECOM
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB participa de reunião extraordinária do Instituto Servir Brasil e reforça unidade pela aprovação do PL 1893/2026 (5829 views • 07/07/2026)
02
CSPB intensifica articulação para construir consenso e viabilizar aprovação da negociação coletiva no serviço público (5508 views • 10/07/2026)
03
CSPB celebra avanço histórico da negociação coletiva e convoca mobilização nacional pela aprovação do PL 1893/2026 (5053 views • 02/07/2026)
04
CSPB repudia perseguição a dirigentes sindicais e anuncia reação política e jurídica em defesa da liberdade sindical (5035 views • 15/07/2026)
05
CSPB lança ‘Carta de Compromisso 2026’ para pautar a defesa do serviço público nas eleições (4877 views • 09/07/2026)
06
Nota Técnica do MPT fortalece atuação dos sindicatos na fiscalização de contratos terceirizados (4850 views • 21/07/2026)
07
CSPB reforça articulação por consenso para viabilizar aprovação do PL da Negociação Coletiva (4777 views • 08/07/2026)
08
CSPB amplia articulação política e convoca servidores para audiência pública decisiva sobre a negociação coletiva no serviço público (4768 views • 23/07/2026)
09
FMI reconhece fracasso das privatizações e aponta nova onda estatal (4699 views • 01/07/2026)
10