Destaques, Notícias Publicado: 7/07/2026 | 05:39

CSPB participa de reunião extraordinária do Instituto Servir Brasil e reforça unidade pela aprovação do PL 1893/2026



Dirigentes da entidade participaram de encontro virtual que consolidou consenso entre as organizações do setor público em defesa da aprovação da proposta que assegura o direito à negociação coletiva aos servidores públicos



A Confederação dos Servidores Públicos do Brasil – CSPB participou, nesta segunda-feira (06/07), de reunião virtual extraordinária promovida pelo Instituto Servir Brasil para alinhar estratégias de atuação conjunta em defesa da aprovação do Projeto de Lei (PL 1893/2026). A proposta é considerada uma das principais demandas legislativas dos trabalhadores do setor público por garantir, em lei, o direito à negociação coletiva aos trabalhadores do setor público.

Pela CSPB, participaram o Presidente João Domingos Gomes dos Santos, o Diretor de Relações Institucionais João Paulo Ribeiro “JP”, o Secretário-geral Marco Antonio Correa “Marquinho”, o Diretor Jurídico Eduardo de Souza Maia e o Diretor de Imprensa, Divulgação e Relações Públicas Carlos Alessander Costa Alves.


Leia mais: CSPB celebra avanço histórico da negociação coletiva e convoca mobilização nacional pela aprovação do PL 1893/2026


Durante o encontro, as entidades analisaram o parecer do relator, Deputado Federal André Figueiredo (PDT-CE), e construíram entendimento de que a estratégia mais adequada é garantir a aprovação do projeto sem a apresentação de emendas ou alterações nesta etapa da tramitação. O consenso foi de que a aprovação do PL 1893/2026 deve ser tratada como prioridade, evitando riscos de adiamento ou inviabilização da matéria no Congresso Nacional.

O presidente da CSPB, João Domingos Gomes dos Santos, recomendou que as entidades e associações do setor público não apresentem emendas ao parecer do PL 1893/2026, de modo a ampliar as chances de aprovação da matéria no Congresso Nacional.

As organizações que integram o Instituto Servir Brasil também convergiram no entendimento de que eventuais aperfeiçoamentos modernizantes poderão ser negociados posteriormente, após a aprovação da proposta. Esse encaminhamento foi considerado estratégico porque, com a negociação coletiva dos trabalhadores do setor público assegurada na legislação brasileira, será possível discutir ajustes futuros sem comprometer a conquista principal representada pelo projeto.

A reunião reforçou ainda a importância da unidade entre Sindicatos, Centrais Sindicais e Associações representativas do serviço público para oferecer segurança política ao relator e fortalecer a articulação junto ao Parlamento e ao governo. Entre os pontos debatidos estiveram questões relacionadas à representatividade das entidades e critérios para o exercício do mandato classista, sempre com a preocupação de preservar a legitimidade do processo e a viabilidade política da proposta.

Ao final do encontro, ficou consolidada a orientação de atuação conjunta das entidades em defesa da aprovação do PL 1893/2026, com mobilização parlamentar, diálogo com lideranças políticas e construção de consenso como elementos centrais para assegurar a tramitação favorável da matéria.
 

Clique AQUI e acesse mais fotos da reunião
 
 

Secom/CSPB