Destaques, Notícias
Publicado: 17/04/2026 | 09:15
Presidente Lula encaminha Projeto de Lei da negociação coletiva para a Câmara dos Deputados
.png)
Após assinatura histórica do Presidente Lula durante a Marcha da Classe Trabalhadora, Confederação inicia fase técnica para garantir que o PL 1893/2026 preserve direitos e assegure segurança jurídica aos servidores
.png)
O movimento sindical brasileiro celebra um marco histórico, mas mantém a guarda alta para os próximos passos legislativos. Após a assinatura do Projeto de Lei (PL 1893/2026) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no último dia 15 de abril, a Confederação dos Servidores Públicos do Brasil - CSPB agiu prontamente e já acionou seu departamento jurídico para uma análise minuciosa da proposta protocolada.
O texto, que visa regulamentar a Convenção nº 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), representa a concretização de uma luta de décadas. Se aprovado, garantirá aos servidores das três esferas o direito à negociação coletiva e à representação sindical — direitos já consolidados na iniciativa privada desde os anos 40, mas que ainda careciam de uma norma específica no serviço público brasileiro.
Leia mais: Vitória histórica: Após 48 anos de luta, CSPB celebra assinatura de projeto que regulamenta a Negociação Coletiva no Setor Público
Vigilância e articulação política
A estratégia da CSPB é transformar a análise técnica em munição política. Ao identificar pontos fortes e possíveis trechos sensíveis ou ambíguos, a entidade pretende subsidiar seus diretores e parlamentares aliados nas articulações dentro do Congresso Nacional. O foco é garantir que a redação final que chegará à sanção presidencial cumpra rigorosamente seu propósito original, sem retrocessos.
Para o presidente da CSPB, João Domingos Gomes dos Santos, o momento é de celebração, mas também de responsabilidade técnica:
"A assinatura deste PL pelo presidente Lula, no coração da Marcha da Classe Trabalhadora, é uma vitória da persistência e da unidade sindical. No entanto, o trabalho apenas começou. Nosso jurídico está debruçado sobre cada parágrafo para garantir que o texto final seja um instrumento de democratização do Estado e não apenas uma promessa no papel. Queremos entregar ao servidor público uma segurança jurídica que nunca tivemos, assegurando que a mesa de negociação seja um direito sagrado e inquestionável."
Contexto e desafios no Congresso Nacional
O envio do PL 1893/2026 é fruto de um longo processo de diálogo iniciado ainda na transição de governo e consolidado pelo Grupo de Trabalho (GT) instituído em 2023. A medida ganha força política após o governo sinalizar a interrupção da tramitação das PEC's 32 e 38 (Reforma Administrativa), priorizando agora a valorização e a regulamentação das carreiras.
A CSPB seguirá acompanhando o rito das comissões temáticas, atuando como protagonista na defesa dos interesses dos servidores públicos brasileiros.
Secom/CSPB
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB participa de reunião extraordinária do Instituto Servir Brasil e reforça unidade pela aprovação do PL 1893/2026 (5780 views • 07/07/2026)
02
CSPB intensifica articulação para construir consenso e viabilizar aprovação da negociação coletiva no serviço público (5452 views • 10/07/2026)
03
CSPB celebra avanço histórico da negociação coletiva e convoca mobilização nacional pela aprovação do PL 1893/2026 (5015 views • 02/07/2026)
04
CSPB repudia perseguição a dirigentes sindicais e anuncia reação política e jurídica em defesa da liberdade sindical (4930 views • 15/07/2026)
05
CSPB lança ‘Carta de Compromisso 2026’ para pautar a defesa do serviço público nas eleições (4814 views • 09/07/2026)
06
CSPB reforça articulação por consenso para viabilizar aprovação do PL da Negociação Coletiva (4728 views • 08/07/2026)
07
FMI reconhece fracasso das privatizações e aponta nova onda estatal (4644 views • 01/07/2026)
08
CSPB e Sindfazenda reforçam parceria em defesa dos servidores públicos e da negociação coletiva (4391 views • 02/07/2026)
09
Nota Técnica do MPT fortalece atuação dos sindicatos na fiscalização de contratos terceirizados (4340 views • 21/07/2026)
10